Além do anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, o Café da Manhã Anprotec & Parceiros, realizado na manhã de hoje no Hotel Brasília Palace, contou com diversos parceiros estratégicos da Associação, que anunciaram ações para o próximo ano. Na abertura do evento, foi exibido um vídeo sobre os 30 anos do movimento do empreendedorismo inovador no Brasil.
Para a presidente da Anprotec, Francilene Garcia, a data celebra uma trajetória construída por líderes entusiasmados, resultado em uma quantidade significativa de novos mecanismos e empresas criados no contexto do movimento, que fizeram diferença na cadeia competitiva do país. “Entretanto, ainda temos desafios a serem superados, como mudar o paradigma de crescimento desses empreendimentos. É necessário oferecer condições para que eles transformem o complexo industrial e produtivo do Brasil”, afirmou. A presidente lembrou de diversos projetos realizados com os parceiros, que contribuíram para a conquista de resultados em 2014. “Neste ano, um grande avanço foi a criação do primeiro fundo nacional de capital de risco voltado para parques tecnológicos”.
O diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e diretor de educação e tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, que também preside o conselho consultivo da Anprotec, lembrou a necessidade de criar o consenso em torno de investimentos voltados à inovação para ter uma agenda efetiva voltada ao setor. “Assim como já ocorre com a educação, é necessário atingirmos esse consenso. Precisamos avançar numa agenda superior, com conjunto de instrumentos infralegais das empresas e habitats de inovação”, disse.
O presidente do Sebrae, Luiz Barreto (foto topo), reforçou a importância da parceria com a Anprotec, sobretudo em relação às pequenas e médias empresas, que correspondem à 98% dos empreendimentos no país. “O consenso de que inovação e produtividades são fundamentais para superar os desafios do país só ocorrerá se apostarmos nas MPE’s. Por isso, acreditamos tanto no diálogo com a Anprotec”, afirmou. Barreto anunciou o lançamento de um edital, no valor de R$ 29 milhões, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2015 e será dedicado à expansão do Cerne – modelo de gestão de incubadoras que tem por objetivo promover melhoria dos resultados das incubadoras em termos quantitativos e qualitativos.
O ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Prata, enalteceu o trabalho da Anprotec. “Estou mais próximo da associação e, por isso, posso ver os resultados muito positivos de nossas ações, anunciando políticas, facilidades e conquistas. Ainda assim, não podemos minimizar a força dos empreendedores, que são a mente criativa de quem luta pela inovação”, enfatizou.
Capes anunciou novo edital
Após a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, o assessor de planejamento e estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manoel Santana, anunciou a publicação de um edital de programa de estágio pós-doutoral para gestores de parques tecnológicos. “Serão concedidas bolsas individuais, que podem ser renovadas e permitirão a interação com parques de reconhecimento internacional”, explicou. O edital já está disponível na página da Capes, neste link. mo Inovador, outros parceiros fizeram pronunciamentos, dentre eles o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, e o diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Guilherme Sales Soares de Azevedo Mello.