Disseminar a cultura empreendedora e fomentar o desenvolvimento de ideias inovadoras para criação de novos empreendimentos de base tecnológica em Goiás. Este é o objetivo da 1ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, da qual podem participar estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Centro Universitário Anhanguera e da Universidade de Rio Verde (UniRV).
As inscrições estão abertas entre 25 de agosto e 30 de setembro pelo site www.oeu.org.br . A competição está aberta para estudantes universitários destas instituições de ensino, matriculados na graduação, pós-graduação ou formação tecnológica (presenciais, semipresenciais ou à distância).
O projeto é coordenado pelo Programa de Incubação de Empresas da UFG-Goiânia (Proine) e co-realizado pelas incubadoras das demais instituições participantes: Incubadora Athenas (UFG Catalão) BeeTech (UFG Jatái), UniIncubadora (UniEVANGÉLICA), Proin (UEG), Aldeia (Anhanguera) e Cerve (UniRV). “O intuito do projeto é contribuir para que os estudantes montem seu empreendimento de forma planejada e incentivar o espírito de inovação junto ao público universitário”, ressalta Emília Rosângela Pires da Silva, gerente do Proine.
Regulamento
De acordo com o regulamento da 1º Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, o primeiro colocado na etapa regional se classifica para participar da etapa final da competição, o Boot camp (campo de treinamento) em Empreendedorismo, onde será desenvolvido um plano de negócios com apoio de consultores e mentores. Além deste prêmio, em algumas das instituições participantes, as três iniciativas mais bem pontuadas, ganham vaga no estágio de Pré-Incubação na Incubadora de Empresas da instituição de ensino onde a ideia de negócio estiver vinculada e vagas em cursos de empreendedorismo.
Ao final desta etapa de trabalhos, será escolhida a equipe vencedora da Olímpiada, que garante participação no Campus PartyTM 2015.
Iniciativa
O concurso é uma das ações previstas no Projeto Integração, Consolidação e Fortalecimento das Incubadoras Tecnológicas do Estado de Goiás (Intec GO), financiado pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também conta com a participação da Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás (Fapeg) como Co-Financiadora e apoio do Sebrae Goiás.
Para divulgar a 1º Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, o consultor Marcos Hashimoto, ex-executivo do Citibank e especialista em Empreendedorismo Corporativo, Educação Empreendedora e Estruturação de Novos Negócios, ministrou a palestra “Empreendedorismo como opção de carreira”, nas cidades de Rio Verde, Jataí, Goiânia, Anápolis e Catalão.
* Com informações do Programa de Incubação de Empresas da UFG – Proine