Na última semana, o Parque Tecnológico de Viçosa (TecnoPARQ) recebeu a visita do representante do cluster belga WagrALIM (The Agro-Industry´s Competitive Cluster in Wallonia), Oliver Fain, e do Conselheiro Econômico e Comercial do Consulado da Bélgica, Nasser Belalia.
O objetivo foi dar continuidade às ações para o estabelecimento de parceria entre o WagrALIM e o tecnoPARQ, a fim de promover a interação entre empresas e pesquisadores, estabelecendo projetos de inovação e novos negócios. O desenvolvimento dessa parceria teve início o ano passado, quando a diretora executiva do CenTev, Adriana Ferreira, esteve na Bélgica participando da Reunião do WoFIN (Word Food Innovation Network) e do AgroALIM Connection Day.
O WagrALIM é um dos nove centros de excelência criados para melhorar a competitividade na região da Wallonia, Bélgica, reunindo empresas, centros de formação, universidade e instituições de pesquisa e organizações de pesquisa públicas e privadas, que envolvem-se em projetos colaborativos de inovação e desenvolvimento de alto valor agregado. O Centro é voltado para toda a cadeia produtiva da indústria alimentícia.
Reunião
Para a diretora do CenTev, o grande objetivo do tecnoPARQ com essas ações é atrair novas empresas e negócios para o tecnoPARQ. Os representantes propuseram a troca de experiências para a elaboração de novos produtos, o que promoverá o investimento e o desenvolvimento tecnológico tanto na região de Viçosa quanto na Bélgica. Outra intenção é o estabelecimento de parceria entre as universidades belgas e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Segundo a Gestora de Relações Internacionais do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, Flávia Gonçalves Carneiro, a proposta foi bem aceita pelos membros da reunião, justamente pelo caráter de fomento financeiro mútuo. “Como Wallonia é um polo de competitividade, os visitantes vão buscar contatos na Bélgica e trazer as pessoas certas para o Encontro do WoFIN, no Innovet 2014, que será realizado em novembro no tecnoPARQ. Diante disso, vislumbramos a possibilidade de bons negócios”, afirma.
Oliver Fain afirma ter sido gratificante conhecer o trabalho dinâmico, proativo e profissional do tecnoPARQ em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa. Para ele “o tecnoPARQ e o WagrALIM compartilham os mesmos valores e filosofia de trabalho, então, certamente, a colaboração será construtiva e um sucesso.”
Essa foi mais uma agenda de encontros de negócios e de inovação promovida pelo CenTev, fortalecendo as ações do Innovation Link (Escritório de Ligação da UFV), que promove a interação entre empresas e pesquisadores da universidade, possibilitando que as empresas de base tecnológica busquem ideias, projetos de pesquisas e tecnologias fora de seus centros de P&D. É também o espaço para que pesquisadores da UFV e empresas vinculadas ao CenTev apresentem suas tecnologias, produtos e serviços.
*Fonte: CenTev