

Os Anais da 36ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação já estão disponíveis. A publicação reúne a produção técnica e científica gerada dentro de universidades, incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras e hubs brasileiros, ambientes que operam as agendas de CT&I no país e que apresentaram em Manaus os resultados desse trabalho.
Realizado em Manaus (AM) entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2026, o evento reuniu quase 1.000 participantes, entre gestores de ambientes de inovação, pesquisadores, empresas, representantes do governo e universidades.
O tema central desta edição foi “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”. A Chamada de Trabalhos recebeu 296 submissões, um recorde de participação. A edição também reforçou o alcance nacional e internacional da iniciativa, com a participação de 229 instituições, representando as 27 unidades federativas brasileiras, além de instituições da Espanha, dos Estados Unidos, do Uruguai e da Bélgica.
O Comitê Científico desta edição foi liderado por Rodrigo Quites Reis (UFPA) e contou com a participação de Deolinda Lucianne Ferreira, diretora técnica da Anprotec e coordenadora da Incubadora do Campus de Itacoatiara da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e de Luciano Valente, consultor da Anprotec.
Do total de trabalhos recebidos, foram selecionados 48 para apresentação nos painéis speaker, 57 para a sessão de pôsteres e 56 para publicação nos anais do evento.
Segundo Rodrigo Quites Reis, “esse processo de seleção dos trabalhos contou com a contribuição de avaliadores de diferentes regiões do país, cuja dedicação foi fundamental para garantir a qualidade e a consistência das análises. Os trabalhos submetidos apresentaram alto nível, evidenciando a capacidade de geração e disseminação de conhecimento de excelência produzido dentro dos ambientes de inovação no Brasil”.
“A Conferência Anprotec é fruto do trabalho contínuo da Associação para oferecer um evento cada vez mais relevante aos ecossistemas de inovação. Esse esforço se traduz na qualidade da programação, na participação de especialistas nacionais e internacionais e, especialmente, no crescimento consistente da Chamada de Trabalhos. Hoje, ela representa um dos principais espaços de compartilhamento da produção técnica e científica voltada aos ambientes de inovação brasileiros, consolidando-se como um dos pilares da Conferência”, afirmou Deolinda Lucianne Ferreira.
Já para Luciano Valente, os Anais se consolidaram como uma publicação de referência para o ecossistema de inovação em escala global. “A editoração dos Anais é conduzida com muito cuidado, buscando traduzir da melhor forma o resultado da Chamada de Trabalhos da Conferência Anprotec 2026. Ano após ano, investimos na evolução da qualidade editorial da publicação, o que inclui melhorias na formatação e na organização dos trabalhos para facilitar a navegação pelo documento”.
Os trabalhos submetidos foram distribuídos nas seguintes trilhas temáticas do evento:
Os melhores trabalhos da Chamada foram premiados em suas respectivas categorias:
Melhor Artigo Técnico:
Melhor Relato de Boas Práticas:
Melhores Pôsteres:
Acesse aqui os Anais da 36ª Conferência Anprotec!
A Anprotec agradece a todos os autores, avaliadores e participantes pela contribuição na difusão do conhecimento sobre o ecossistema de inovação e por fazer desta edição um sucesso.