Foto: Fábio Caffé/SGCOM e Comunicação Parque
O Parque Tecnológico da UFRJ, agora, também será o espaço do maior e mais avançado Loop de Garantia de Escoamento do país. A iniciativa surge da parceria entre a Coppe/UFRJ e a Petrobras.
O loop irá ocupar cerca de 11 mil metros quadrados do parque tecnológico. Este local, permite que as simulações sobre o que acontece na produção e transporte de CO2 se aproximem ainda mais do real. Essas simulações permitem que a indústria aprenda os caminhos para ser mais eficiente, mas também as possibilidades para a descarbonização da produção.
A previsão é que sejam investidos cerca de R$200 milhões nos próximos cinco anos de projeto. A parceria, que é coordenada pelo Professor Frederico Tavares (UFRJ), busca contribuir para o desenvolvimento tecnológico e sustentável da indústria brasileira com novas soluções e características.
O evento de assinatura do acordo entre a Coppe e a Petrobras aconteceu no dia 16 de abril e contou com a participação de Romildo Toledo, diretor de Relações Internacionais da Anprotec, que também é diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ e coordenador do Núcleo de Materiais e Tecnologia Sustentáveis (NUMATS) da Poli/Coppe/UFRJ.
Romildo comentou sobre a importância dessa infraestrutura para inovação prática, já que há a possibilidade de testes reais. “Essa iniciativa também fortalece o vínculo entre a universidade, empresas, governo, sociedade e o Parque Tecnológico da UFRJ”, comentou o diretor.
Durante o evento também estiveram presentes a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a diretora de tecnologia e inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn e o reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho.