Esta é a última semana para enviar contribuições para a 42ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), que acontecerá de 16 a 19 de setembro de 2025, em Pequim, China, organizada pelo Zhongguancun Science Park (Z-Park). Profissionais de parques científicos e tecnológicos, distritos de inovação, incubadoras, aceleradoras, universidades e outros ambientes de inovação ainda podem submeter seus trabalhos e garantir participação neste importante evento global.
Com o tema “Elevating Excellence: Innovation Spaces Driving High-Quality Development”, o evento reunirá especialistas de parques científicos e tecnológicos, distritos de inovação, incubadoras, aceleradoras, universidades e outras instituições dedicadas ao avanço da inovação e do desenvolvimento sustentável.
A chamada convida pesquisadores, gestores de ambientes de inovação e demais profissionais a submeterem propostas de artigos e vídeos para contribuir com as discussões sobre o papel dos espaços de inovação na criação de ecossistemas dinâmicos e de alto impacto.
Temas de Interesse
Os trabalhos podem abordar uma ampla gama de tópicos dentro de cinco grandes áreas temáticas:
Ecossistemas de inovação aberta e novas relações internacionais
Como os ambientes de inovação podem promover um ecossistema global mais integrado? Esta trilha busca explorar o papel das parcerias público-privadas, a colaboração entre universidades e empresas, e os desafios da inovação aberta no cenário internacional. Também serão debatidos modelos de cooperação científica e tecnológica, remoção de barreiras regulatórias e o impacto da internacionalização nos ecossistemas locais.
Desenvolvimento urbano e integração entre inovação, indústria e cidades
Com a urbanização acelerada, os parques tecnológicos, distritos de inovação e hubs de startups têm desempenhado um papel essencial no planejamento das cidades do futuro. Este tema abordará como esses ambientes contribuem para a infraestrutura urbana inteligente, sustentabilidade, retenção de talentos e diversificação econômica, promovendo a convergência entre espaços de inovação e desenvolvimento urbano.
Desenvolvimento econômico, com foco em ciência, indústria e financiamento
Os ambientes de inovação são catalisadores do crescimento econômico, conectando startups, corporações e investidores. Esta trilha analisará a relação entre inovação e o fortalecimento de setores estratégicos, como manufatura avançada, biotecnologia e economia digital, além de discutir mecanismos de financiamento para startups e PMEs, a atração de investimentos e o papel dos fundos de venture capital e de impacto social.
Tendências futuras, incluindo o impacto da inteligência artificial e inovação sustentável
Quais serão os modelos de inovação nos próximos 20 anos? Este eixo debaterá o impacto da inteligência artificial na criação e gestão de ambientes de inovação, estratégias para a construção de ecossistemas sustentáveis e as transformações na relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Também serão abordadas tendências como smart cities, inovação climática e a transição para uma economia de baixo carbono.
Tecnologia e empreendedorismo, explorando o papel dos ambientes de inovação na criação de novos negócios e avanços tecnológicos
Os espaços de inovação são essenciais para acelerar a transformação de pesquisas em produtos e serviços de alto impacto. Aqui, serão discutidas as dinâmicas de incubação e aceleração, os desafios da internacionalização de startups, os impactos da digitalização e como as políticas públicas podem fomentar ambientes propícios ao empreendedorismo tecnológico.
Como Submeter
Os interessados devem enviar um artigo curto e um vídeo de 1 minuto apresentando sua proposta. As submissões podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro de 2025 através da plataforma oficial do evento. Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados no evento ou incluídos nos anais da conferência.
Missão Anprotec para a IASP 2025
A Anprotec tem em seu calendário uma missão para a 42ª Conferência Mundial da IASP, cujo regulamento será divulgado em breve. Além da participação no evento, a iniciativa incluirá cerca de uma semana de visitas técnicas ao ecossistema chinês de inovação, proporcionando uma experiência imersiva em ambientes de ponta e oportunidades de networking internacional.
Para mais informações, acesse: www.iaspworldconference.com