Nesta terça-feira, 30 de julho de 2024, a Anprotec realizou uma reunião na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Pelo lado da Anprotec, a agenda contou com a participação de Adriana Ferreira Faria e Tony Chierighini, Presidente e Vice-Presidente da Associação, além Luís Gustavo Peles, Consultor de Negócios Internacionais. Já pelo lado da CNI, participaram Rafael Lucchesi, Diretor de Desenvolvimento Industrial, e Jefferson Gomes, Diretor de Tecnologia e Inovação.
A principal pauta do encontro foi a aproximação entre as duas instituições e na avaliação de sinergias para futuras colaborações. Um dos principais temas discutidos foi a potencial colaboração no contexto do programa Nova Indústria Brasil, iniciativa lançada pelo governamental que visa impulsionar a indústria nacional até 2033.
Adriana Ferreira Faria destacou a importância da reunião para fortalecer a parceria entre os ambientes de inovação e a indústria brasileira. “A CNI é uma instituição de extrema relevância para o desenvolvimento industrial do nosso país. Os parques tecnológicos, incubadoras e aceleradoras têm um papel fundamental na inovação e no empreendedorismo, e a colaboração com a CNI pode potencializar ainda mais esses ambientes e contribuir fortemente com a indústria nacional. Estamos entusiasmados com as possibilidades de estreitar essa relação”, afirmou a presidente da Anprotec.
O programa Nova Indústria Brasil, elaborado pelo governo federal e lançado no início deste ano, busca fomentar o crescimento da indústria nacional através de instrumentos tradicionais de políticas públicas, como subsídios, empréstimos com juros reduzidos e ampliação de investimentos federais. Além disso, incentivos tributários e fundos especiais serão utilizados para estimular setores estratégicos da economia, como agroindústria, saúde, infraestrutura urbana, tecnologia da informação, bioeconomia e defesa.
Com um investimento previsto de R$ 300 bilhões, provenientes de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o programa tem seis missões principais: ampliação da autonomia, transição ecológica e modernização do parque industrial brasileiro.
A reunião entre a Anprotec e a CNI representa um passo importante para alinhar esforços e maximizar o impacto das políticas públicas em prol da inovação e do desenvolvimento industrial no Brasil. As discussões abriram caminho para futuras colaborações que poderão fortalecer ainda mais os ambientes de inovação e a indústria nacional, promovendo um crescimento sustentável e integrado.