A rede é composta por 17 ambientes de inovação e empreendedorismo do estado de São Paulo
União e cooperação para impulsionar o desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico do Estado de São Paulo: é com essa missão que nasceu a rede API – Ambientes Paulistas de Inovação. E o Centro de Inovação Tecnológica de Lins (CIT), gerenciado pela Adetec (Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Lins e região), integra a rede junto de outros 16 ambientes. A Incubadora de Empresas de Lins também compõe a rede, junto do CIT.
Após um movimento orgânico de aproximação entre os ambientes de inovação e empreendedorismo de diversas cidades do estado de São Paulo no segundo semestre de 2022, representantes das entidades envolvidas identificaram a necessidade de estruturar a rede API para articular e conectar as ações realizadas como estratégia de fortalecimento da política e instrumentos de fomento à inovação operada pelos ambientes.
O I Encontro de Ambientes de Inovação do Estado de São Paulo foi realizado ainda em outubro de 2022, com representantes de 8 ambientes paulistas de inovação. Atualmente, a rede API já conta com 17 ambientes integrados, entre parques e polos tecnológicos, centros de inovação, distritos tecnológicos e incubadoras e aceleradoras de startups.
Neste ano, a rede já tem avançado em seus objetivos com a realização de ações técnicas, políticas, institucionais e gerenciais. Em março, representantes da API se reuniram com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Vahan Agopyan e o Coordenador de Inovação, Prof. Edson Wendland, para apresentar a rede. Na ocasião, o Secretário de CT&I expôs a necessidade de atualização da Política de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e atribuiu à API papel de importante interlocutora deste movimento.
CIT de Lins é credenciado no governo estadual
O Centro de Inovação Tecnológica de Lins conseguiu o credenciamento e reconhecimento pelo Governo do Estado de São Paulo em 2021. Essa foi mais uma conquista importante para o desenvolvimento econômico de Lins e região alcançada pela Adetec.
Lins foi a 10ª cidade do estado a ter um CIT credenciado no governo do Estado, a primeira com menos de 100 mil habitantes a alcançar o feito e a única a contar com uma agência de desenvolvimento como entidade gestora. O gerente da Adetec, Flávio Anequini, aponta que a conquista é resultado de 20 anos de trabalho da agência, em conjunto com as parcerias, tanto do setor público quanto privado, para amadurecer e fortificar o desenvolvimento econômico e a inovação tecnológica da região.
A conquista do credenciamento do CIT coloca Lins no “mapa” do desenvolvimento e da inovação do estado. A região se torna destaque e atrai olhares e investimentos. O credenciamento oferta também a possibilidade de receber recursos estaduais, participar de todas as políticas públicas promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Estadual, inclusive para apoio financeiro na aquisição de equipamentos, estudos e obras. Além disso, há mentorias e treinamentos para melhor aproveitamento da atuação do CIT.
O CIT é um incentivo a empreendedores e pesquisadores, já que ter uma empresa ou projeto ligado a um centro credenciado oportuniza ao empreendedor ter acesso a pesquisas de inovação do estado, além de ter acesso a linhas de crédito e apoio institucional.
Sobre a Adetec:
A Adetec é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Sem Fins Lucrativos) que atua há 22 anos no desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Lins e região, por meio de programas e projetos de apoio ao empreendedorismo e inovação, como a Incubadora de Empresas de Lins, a Incubadora Virtual de Empresas, o Centro de Inovação Tecnológica e o Arranjo Produtivo Local da Agropecuária e Agricultura Familiar.