Programa incentiva inovação em diferentes áreas do conhecimento da universidade. Ao todo, serão investidos R$ 1 milhão e 350 mil nos projetos
Para incentivar a interdisciplinaridade e a inovação em diversas áreas do conhecimento, o Parque Tecnológico da UFRJ lançou o 2º edital do programa Projetos Especiais. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até dia 28 de fevereiro de 2023. Ao todo, serão investidos R$ 1 milhão e 350 mil nos projetos. O edital, inscrições e outras informações estão disponíveis no site do Parque, o www.parque.ufrj.br.
Podem participar do programa as pessoas do corpo social da UFRJ – professor (a), aluno (a) ou servidor (a). Também é preciso que a iniciativa dialogue com alguns dos temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
“O edital de projetos especiais do Parque atende uma demanda muito importante do corpo social da UFRJ, pois permite que projetos de grande impacto para a sociedade, que possivelmente não encontrariam fontes de financiamento, gerem melhoria de vida para a população”, ressalta o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Vicente Ferreira, que complementa: “Temos que reforçar e agradecer a parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (PR1); Pós-graduação e Pesquisa (PR2) e Extensão (PR5), sem as quais este edital não seria possível”.
A proposta do programa Projetos Especiais está relacionada diretamente aos esforços para a superação dos desafios globais enfrentados pela humanidade. Por isso, para ser selecionado, o projeto deve dialogar com pelo menos um dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
Em sua primeira edição, em 2021, o programa apoiou 37 iniciativas em áreas que envolviam temas como sustentabilidade, inclusão social, mobilidade e saúde.
Sobre o Parque Tecnológico da UFRJ
O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação e empreendedorismo dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro que conecta grandes, pequenas e médias empresas ao conhecimento gerado na universidade.
Em seu espaço de 350 mil metros dentro da Cidade Universitária, o Parque disponibiliza infraestrutura para que empresas de todos os portes atuem e desenvolvam pesquisas.
O caminho rumo à inovação também é pavimentado de forma virtual com o Programa Associadas, iniciativa que oferece às organizações o acesso ao ecossistema de inovação da UFRJ e a outros benefícios de forma remota, sem a necessidade de instalação física. Desse modo, o Parque é o agente de conexão entre o setor produtivo e a universidade, transformando conhecimento em inovação concreta para a sociedade.
Além disso, disponibiliza a Inovateca, prédio em formato de cubo mágico que é ponto de encontro híbrido para eventos, aulas e atividades diversas.
Serviço:
O quê? Parque Tecnológico da UFRJ prorroga inscrições para 2ª edição de Projetos Especiais
Quando? Até 28/02/23
Edital, inscrições e mais informações? https://bit.ly/ProjetosEspeciais2ªEdição