Crianças brasileiras e argentinas estiveram juntas, ao longo deste ano, aprendendo sobre comportamentos empreendedores e o protagonismo infantojuvenil, com base nas diretrizes do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em sete escolas localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, nos municípios de Barracão e Bom Jesus do Sul, no Paraná, Dionísio Cerqueira (SC), e na cidade de Bernardo de Irigoyen, na Argentina.
Iniciativa do Sebrae/PR e Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, com o apoio do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), a ação de educação empreendedora na fronteira que reúne três estados e dois países, capacitou mais de 200 professores e 7 mil alunos.
A consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, conta que as atividades conjuntas começaram com a capacitação dos professores argentinos.
“A partir da familiarização dos professores, as didáticas foram compartilhadas com os alunos oportunizando o acesso a conteúdos que fogem do programa tradicional aplicado nas escolas, incentivando o comportamento empreendedor”, conta Claudineia.
A partir do ensino inovador e com foco em temas ligados à sustentabilidade, alimentos e tecnologia, entre outros, os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental I, na faixa etária dos seis aos dez anos, desenvolveram modelos de negócios, da compra até a comercialização.
De acordo com a professora Mônica Raquel Franchini, da Escuela 12 Pasos, em Bernardo de Irigoyen, trata-se de uma oportunidade de preparar as crianças para o futuro.
“Elas tiveram acesso a ferramentas que ajudarão a orientá-las nessa caminhada para que se tornem protagonistas através de um pensamento empreendedor para a vida, e não apenas do ponto de vista do negócio”, evidencia Mônica.
Para a professora argentina, as mudanças que o projeto provoca também são compartilhadas.
“O que elas aprendem na escola é transmitido para os pais, em casa. Esse trabalho, que é desenvolvido em conjunto, influencia as famílias a partir de diversas premissas, respeitando pensamentos novos, culturas e diferenças sociais. Fundamental na formação”, acrescenta Mônica.
A metodologia do JEPP leva o aluno a despertar para iniciativas futuras na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho através de uma postura empreendedora ou por meio da criação de negócios próprios.
Na avaliação da coordenadora do Comitê La Frontera, Talita Casagrande, o JEPP é transformador na medida em que oportuniza às crianças o acesso a novas fontes de conhecimento.
“Por meio do ensino didático e lúdico, vemos o tamanho do efeito que a educação empreendedora tem na vida das crianças e o quanto transforma cada estudante. Ver eles, tão novos, pensando em modelos de negócios, nos faz ter a dimensão positiva que tudo isso tem”, conclui Talita.
Exposição
No último dia 10 de novembro, todos os trabalhos desenvolvidos em 2022 foram compartilhamos pelos alunos dos dois países durante a Expo Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Expo JEPP), no Lago Intermunicipal da Integração, na fronteira entre Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen. O evento reuniu aproximadamente 1.500 alunos. Além da venda de diversos produtos criados pelos estudantes, também aconteceram apresentações culturais e artísticas.
Para o professor Everaldo da Silva Santos, da Escola Municipal Judith Marli Portelinha Guariente, em Barracão (PR), a exposição provocou o espírito empreendedor nas crianças.
“Fizemos brigadeiros e maçãs do amor que foram vendidos durante o evento. Elas trabalharam o sistema monetário brasileiro e argentino, bem como o custo de produção, o valor da venda e o lucro obtido em cada comercialização. É uma preparação para a vida que eles têm”, conclui Everaldo.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias