Ontem, dia 12/9, iniciou-se a etapa de imersão das instituições brasileiras no ecossistema de inovação da Colômbia, na cidade de Bogotá. A ação faz parte do Programa de Aceleração Cruzada Brasil-Colômbia 2022.
No primeiro dia, executado na Universidad de la Sabana, no município da Chía, as startups brasileiras tiveram acesso a uma apresentação geral sobre o ecossistema colombiano. As entidades também visitaram o Fintech Lab, localizado dentro da própria universidade, que conforma o único laboratório dedicado à fintechs na Colômbia, e o qual oferece cursos de graduação e pós-graduação com especialização em fintech. Ainda no primeiro dia, os participantes receberam um treinamento geral de pitch, mentorias e participaram de uma dinâmica de “fire pitch”, onde cada empresa tinha 1m30s para apresentar suas soluções para as entidades colombianas e para seus pares brasileiros.
Já no dia de hoje (13), a agenda da manhã contou com uma série de apresentações, entre as quais estavam as entidades ProColombia e Invest in Bogotá – esta última abordou temas como o motivo pelo qual Bogotá é uma cidade estratégica e dinâmica do ponto de vista econômico.
A semana de imersão seguirá até o dia 16/9, com uma série de visitas às entidades colombianas que compõem o ecossistema de inovação do país.
O programa é realizado pela Embaixada do Brasil em Bogotá, pelo Sebrae, pela Innpulsa Colombia por meio do programa #AldeaGlobal, e pela Anprotec.