O Governo de Goiás, a Unesco e o Sebrae Goiás realizaram um levantamento para identificar e analisar o ecossistema goiano de inovação. O Sebrae Goiás foi designado por meio de um processo seletivo implementado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a partir de um projeto de cooperação técnica (Prodoc) com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).
O Sebrae Goiás mapeou os diversos agentes, nos âmbitos estadual e nacional, que compõem o ecossistema, bem como seus níveis de relacionamento, dores, ganhos, vocações, personas, potenciais, jornadas e oportunidades. O mapeamento buscou fornecer os dados – bem como seu tratamento crítico/analítico – que servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas e ações de fomento ao ecossistema, isto é, à consolidação e potencialização de ambientes e negócios inovadores no Estado.
O relatório feito pelo Sebrae apresenta os principais resultados acerca do Ecossistema Goiano de Inovação e Empreendedorismo e sugere ações, indicando caminhos para o fortalecimento das vocações e potenciais locais, com vistas à priorização de ações estruturantes que ressaltem a força de cada município investigado, tendo como referência as regiões de planejamento identificadas pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
Este mapeamento é importante para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Goiás, sendo um meio eficaz para a elaboração de estratégias e projetos que tenham como foco o fomento ao setor produtivo, e o suporte a empreendimentos inovadores no Estado.
A Sedi ainda dispõe de um painel visual, por meio da tecnologia de B.I, contendo a síntese dos dados mais relevantes coletados no mapeamento e apresentando-os de forma dinâmica e objetiva. O painel demonstra, em tempo real, a localização e as áreas de interesse dos ambientes de inovação. Ademais, é possível localizar as 230 startups mapeadas em todo o Estado. O painel pode ser acessado através do link abaixo: encurtador.com.br/bhjmF