O Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva abriu, nesta sexta-feira (18/3), uma chamada pública para projetos em estágio de ideação que irão receber capacitação empreendedora, mentorias e suporte tecnológico para desenvolver seus negócios. A meta é selecionar 300 projetos. Os atendimentos serão realizados gratuitamente por incubadoras e aceleradoras de todo o país credenciadas no Programa Ideiaz. As inscrições seguem abertas até o dia 10 de abril.
Realizado pela Anprotec, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Ideiaz Powered by InovAtiva visa a atender em escala e com abrangência nacional ideias e projetos de negócios inovadores e de impacto socioambiental em estágio inicial de todas as regiões do país.
A meta do programa é oferecer suporte a projetos de todos os estados do país, garantindo, efetivamente, a democratização do atendimento e o alcance nacional.
Em seu 3° ciclo, o Programa Ideiaz conta com 35 mecanismos de atendimento credenciados, além de 15 na lista de espera. Dentre os ambientes estão as melhores incubadoras e aceleradoras do Brasil. Nas edições anteriores o Ideiaz avaliou mais de 620 projetos, sendo 415 aprovados.
Quem pode participar?
Podem se inscrever empreendedores com projetos nas fases de criação ou ideação, ou seja, cujo modelo de negócio não esteja consolidado e que o produto ou serviço objeto do projeto ainda não tenha sido comercializado.
Cerca de um terço das vagas serão destinadas às ideias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e outros 20% para os projetos de impacto socioambiental.
As propostas serão avaliadas por um comitê de seleção composto por representantes do Sistema Sebrae, da Anprotec, da Sepec/ME e de outros parceiros, como entidades de fomento e investidores, e especialistas do setor produtivo e da academia. A expectativa é alcançar a marca de mil projetos atendidos durante todo o Programa, até o final de 2022.
“O Ideiaz é um projeto importante dentro do portfólio de programas e ações do hub. Há quase dez anos, o InovAtiva promove a aceleração e a conexão de startups em diversos estágios com investidores e empresas de todo o país. Com o Ideiaz, passamos a apoiar também empreendedores de projetos em ideação, para que tenhamos novas ideias inovadoras se transformando em negócios reais”, explica Bruno Portela, Secretário Especial Adjunto de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).
Além de levar em conta se a ideia é para um negócio tradicional ou de impacto, a distribuição dos selecionados entre os mecanismos também será de acordo com a classificação, área de atuação e disponibilidade de vagas. A partir de então cada projeto será encaminhado para um atendimento de 10 semanas, totalmente online, com uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas no Ideiaz.
Os empreendimentos receberão, no mínimo, 18 horas de apoio ao seu desenvolvimento, sendo pelo menos 10 horas de atendimento individualizado, compreendendo os seguintes pontos, de acordo com o plano de atendimento do ambiente de inovação credenciado:
“A experiência nos dois primeiros ciclos do programa Ideiaz mostrou que a infraestrutura, o conhecimento e a experiência das incubadoras e aceleradoras do Brasil podem apoiar o desenvolvimento e a consolidação de centenas de negócios inovadores em seu estágio inicial. Neste terceiro ciclo vamos continuar com essa missão deste programa nacional de grande escala que atende a todas as regiões do país”, afirma o presidente da Anprotec, Francisco Saboya.
Após o processo de atendimento, os projetos apoiados devem apresentar os seguintes resultados mínimos:
O projeto tem que contar com um time composto por, no mínimo, dois integrantes que possam se dedicar à experiência imersiva das dez semanas, que vão além das 18 horas de atendimento. Haverá demanda por dedicação adicional para desempenhar as atividades necessárias para cumprir com os resultados mínimos. As atividades necessárias para isso podem exigir, pelo menos, uma dedicação diária de meio expediente para os membros da equipe, podendo variar dependendo do nível de conhecimento do time e da maturidade do projeto.
“Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
CRONOGRAMA
Período de inscrição: 18/03/2022 a 10/04/2022
Avaliação das propostas: 11/04/2022 a 20/04/2022
Divulgação dos resultados: 29/04/2022
Formalização da relação entre ambientes e projetos: 02/05/2022 a 20/05/2022
Início do atendimento:
Período do atendimento: 23/05/2022 a 29/07/2022
Prazo final para a entrega dos resultados: 29/07/2022
As dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail: [email protected]
CLIQUE AQUI, confira o edital completo e inscreva-se.