Abrindo as trilhas da 31ª conferência Anprotec 2021, na noite desta quarta-feira (10), foi realizada o painel “Omnichannel: a entrega de valor on e off-line”, que contou com a presença de Gabriela Werner cofundadora e CEO da Impact Hub Floripa, Gustavo Araujo cofundador e CEO do Distrito, e Carlos Aranha diretor de novos ambientes de informação da Anprotec e mediador do evento
Carlos deu início ao painel explicando um pouco sobre essa estratégia que vem sendo utilizada por muitas organizações para melhorar a forma como o seu produto pode ser adquirido, oferecendo aos seus clientes diversos canais de atendimento, que agregam um resultado positivo no relacionamento de ambos. “É um termo que se baseia na convergência de todos os canais de comunicação que as empresas utilizam para se relacionar com o seu público, fazendo com que o público dessas empresas não percebam diferença sobre o que está sendo tratado ou relacionado no físico ou no modo digital”.
Dando sequência a abertura, Gabriela Werner se apresentou e tratou sobre o que é a Impact Hub, sua inserção no ecossistema de inovação e a forma com que ela está lidando com a reconversão que a pandemia trouxe para o cenário atual.
A ativação de comunidades vibrantes e ecossistemas de inovação são parâmetros adotados pela Impact Hub, que apoia empreendedores através de programas. “O objetivo é criar um mundo mais justo e sustentável, onde os recursos, o capital e os negócios estejam a serviços das pessoas e do planeta”. As comunidades também possuem um papel importante no direcionamento das ações tomadas pelas organizações e requerem uma ação coletiva quando o assunto é inovação. “Inovação passa muito pelo pertencimento e pela comunidade e que cada vez mais isso não é um pré-requisito para inovação, mas para felicidade e até para saúde mental”, complementou.
A seguir, Gustavo Araujo apontou como o Distrito está enxergando este cenário atual e como ele pode ajudar os ecossistemas a encontrarem melhores práticas para se desenvolverem e criarem conexões.
Sendo o maior ecossistema digital da América Latina e eleito o melhor Hub de inovação em 2020, o Distrito tem ajudado muitas empresas a se transformarem. Com mais de 230 colaboradores, e mais de 800 startups resistentes, eles cresceram muito após o processo de Omnicanalidade. “O Distrito nasceu para construir o que na nossa visão é o futuro da transformação digital. E o futuro da transformação digital é Omnichannel”.
Os participantes da trilha concordaram que a transformação é um infinite game no qual as empresas sofrem para acompanhar, que passa por um processo digital, possui o espaço físico, mas tem um impacto maior através da Omnicanalidade. “Vocês nunca vão olhar para as empresas e falar transformamos, porque a transformação é constante”, comentou Gustavo.
Mas como os ambientes de inovação vão agregar valor para seus residentes mesmo a distância? E como os ambientes de inovação menores e regionais podem atuar nesse cenário? De que maneira o ambiente online pode potencializar o networking com investidores? Para Gabriela, uma grande oportunidade neste momento é revisitar a teoria de mudanças e a razão da existência de uma determinada organização. ”Se um parque tecnológico utilizar o olhar da Omnicanalidade e das ferramentas digitais, ela poderá atingir e impactar positivamente públicos maiores”. Participar de eventos também é uma excelente alternativa para centros de inovação se conectarem com outras instituições, melhorar sua gestão interna e aprender sobre muitos outros aspectos que possam agregar valor para elas.
No ponto de vista de Gustavo, o processo de transformação é fundamental para que surjam soluções inovadoras, tendo como base esteiras de inovação interna e aberta que geram um aumento exponencial da velocidade de transformação. “Hoje em dia para uma empresa sobreviver neste novo mundo e nesta nova economia é fundamental ter uma esteira de inovação aberta. Caso contrário não é possível manter a velocidade que o mercado exige”. Além disso, Gustavo complementou que “todos precisam encontrar o seu modelo e o seu ponto forte. No nosso caso, foi montar uma plataforma SaaS”.
No encerramento da conferência, os convidados abordaram a importância da geração de impacto, propósito, produtividade e competitividade nos negócios e evidenciando o quão essencial é se manter conectado com os colaboradores, comunidade e os ecossistemas vizinhos.