O desenvolvimento de ambientes promotores do empreendedorismo e da inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será o mote da parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que será lançado no dia 30 de julho. A solenidade será transmitida via streaming e vai começar às 15h, no horário de Brasília.
O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jadir Jose Pela, vai participar do evento por chamada de vídeo.
O principal objetivo da parceria, que será lançada no âmbito do programa Novos Caminhos, vai ser a promoção de ambientes ligados ao empreendedorismo e a inovação na Rede Federal. Esse processo será dividido em três etapas. A primeira será o de diagnóstico, que vai dizer a vocação natural da instituição, para descobrir, por exemplo, se ela tem uma atuação forte, com fomento a espaços maker, desenvolvimento de pesquisas ou criação de incubadoras.
A capacitação de gestores para atuarem nesses espaços e a implementação das ações são as duas etapas seguintes. Por envolver tantos atores, o lançamento será aberto a todos que tiverem interesse em trabalhar com esses ambientes, não sendo restrita ao âmbito de incubação de empresas. Participam da cerimônia ainda o secretário da Setec/Mec, Ariosto Culau, e o presidente da Anprotec, Francisco Saboya.
Parceria – O empreendedorismo na sociedade moldada pelo uso intensivo das novas tecnologias foi tema de um encontro virtual organizado pelo MEC em julho. O evento reuniu especialistas e teve um público formado principalmente por representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Durante o evento, Ariosto Culau mencionou a parceria e disse que o Ministério também definiu como um de seus projetos estratégicos a educação no mundo 4.0, com ações em diversas secretarias.
Ele ressaltou os editais lançados pelo Programa Novos Caminhos para promover iniciativas de inovação e empreendedorismo na Rede Federal e a expansão dos espaços maker, com laboratórios de prototipagem nas instituições de ensino da Rede.