Como previsto, a programação da Missão França 2019 foi dividida em dois momentos. No primeiro, de 15 a 22 de setembro, os participantes tiveram uma agenda, em Paris, com seminários sobre o ecossistema de inovação da França e foco em polos de competitividade, além de encontros e visitas aos centros de inovação e negócios, aceleradoras e incubadoras, corporações de tecnologia e empresas de investimentos.
Na quinta-feira (19), a delegação visitou a Agorav, e o StationF – um dos maiores campus de startups do mundo. E, na sexta-feira, 20, o roteiro contou paradas na INCO e no Genopole – principal biocluster de biotecnologia e pesquisa em genômica e genética da França.
O segundo momento da Missão se dá com a participação na Conferência Mundial da IASP, que, neste ano, tem como tema a “4ª Revolução Industrial: Áreas de Inovação e Parques Científicos como chave para uma transição de sucesso”.
“É muito interessante a gente poder enxergar de fora diferentes atores que estão construindo ecossistemas, porque trazem insights para a nossa prática do dia a dia. Gosto desse mix de coisas que a Missão proporciona. Temos um conteúdo mais conceitual sobre o ecossistema visitado, e conversas com investidores, bancos, incubadoras; assim conseguimos ter uma visão bem completa. Também gosto muito da interação com os gestores que fazem parte da delegação. É um grupo bastante diverso, com pessoas de governo, universidades, e diferentes ambientes de inovação. Isso qualifica a nossa reflexão sobre o ambiente visitado”, disse Fernanda Bombardi, Gerente Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), diretamente da França.
“A primeira semana da Missão foi muito interessante. Conviver com os brasileiros que compõem o grupo também está sendo muito importante, pois percebemos que já fazemos muitas coisas que vimos aqui no ecossistema francês, além de conhecermos exemplos novos para aplicar nos nossos ambientes”, completou Arthur Gibbon, Diretor do Oceantec, Parque Científico e Tecnológico da FURG, que também falou sobre a participação na Conferência IASP: “Tem pessoas do mundo todo. Parques e gestores do mundo todo. Isso amplia mais ainda essa diversidade de ideias, conceitos e opiniões que estou levando de volta para casa. Recomendo muito as Missões da Anprotec e a Conferência da IASP, porque é uma oportunidade de sair um pouco do nosso dia a dia e ver como o mundo está tratando a inovação”.
Confira as fotos