Nos os dias 14 e 15 de agosto, o conselho diretor da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) deu início ao processo de construção do novo planejamento estratégico da entidade, biênio 2018/2020. Para isso, a diretoria realizou a primeira reunião da nova gestão, a 39ª Assembleia Geral Ordinária da Associação, em Manaus (AM).
A reunião foi conduzida pelo presidente da Abipti, Luiz Fernando Vianna, também presidente dos Institutos Lactec, e contou com a participação dos vice-presidentes das regiões como, André Tapajós, da Tap4 Informática Ltda, região Norte; Antônio Carlos Porto de Andrade (Kaká), do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, região Nordeste; Júlio Cezar Santos Salomão, do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, representado a região Sul; e Jorge Carlos Santos da Costa, pela Fiocruz, da região Sudeste.
A escolha da reunião em Manaus faz parte da nova proposta do conselho diretor de tornar a Abipti mais próxima do associado e ouvir os seus anseios. “A partir de agora os encontros da diretoria acontecerão fora da sede da Abipti, em Brasília, e serão realizadas reuniões itinerantes pelas cinco regiões do Brasil, que servirão para defender os interesses dos institutos e mostrar a importância deles para o desenvolvimento do país”, destacou Luiz Vianna.
Para o vice-presidente da região Nordeste, Antônio Carlos (Kaká), “a Abipti deve atuar de forma estratégica, mas acima de tudo ouvir o setor para que as ações possam ser mais eficazes”, complementou.
Segundo o vice-presidente da região Sul, Júlio Salomão, “a regionalização da nova proposta dessa nova gestão da Associação é angariar mais esforços para fortalecer a ciência e a tecnologia no país”.
Na manhã de terça-feira (14), o trabalho foi focado na criação do plano de ação para o biênio 2018/2020, entre elas, a proposta de regionalização das ações e aproximação com o associado; fortalecimento da identidade institucional da Associação; articulação institucional; e a criação de uma agenda nacional.
A parte da tarde e a manhã de quarta-feira (15) foi reservada para visitas a institutos tecnológicos associados, a fim de estreitar relações, e também a não associados com sedes em Manaus, com o objetivo de convidar essas instituições a somarem esforços nas ações da Associação, seja em defesa dos incentivos fiscais, como a Lei de Informática, por exemplo, como para atuar na formulação de políticas públicas para o fortalecimento do setor.
Para o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Carlos Geraldo Feitosa, associado à Abipti, quando se tem uma associação forte como a Abipti facilita bastante a reinvindicação de pleitos. “Um ponto que podemos trabalhar em parceria com a Abipti é a questão de mão de obra. Não seguramos mão de obra, mas podemos trabalhar para que essa mão de obra melhore e tenha mais investimento e isso possa fomentar uma situação melhor na região”, pontuou.
A reunião do conselho diretor foi realizada na sede da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação (Fucapi), também associada Abipti, e contou com o apoio do vice-presidente, André Tapajós, na articulação e agendamento das visitas aos institutos.
A próxima reunião da diretoria está marcada para outubro e será realizada em Brasília no parque tecnológico – Biotic S.A – na nova sede da Associação.
Foram visitados os seguintes institutos:
Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT);
Samsung Instituto De Desenvolvimento e Informática da Amazônia (SIDIA);
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (iTriad).
Fonte: Portal Abipti