A lista das 305 startups selecionadas para o Ciclo de Aceleração de 2018 do Programa InovAtiva Brasil foi divulgada nesta segunda-feira (02/04). A relação das contempladas está disponível no site do programa e conta com empresas inovadoras de 19 setores da economia, com destaque para tecnologia da informação (24,9%), serviços (17,4%), saúde (10,8%) e comércio (6,2%).
Essas empresas estão espalhadas por 96 cidades de 25 estados. São Paulo obteve registro de 11,8% de startups aprovadas. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (10,5%), Florianópolis (6,6%) e Porto Alegre (5,6%).
O InovAtiva, um programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae, alavanca o crescimento de centenas de empresas nacionais ao oferecer capacitação em empreendedorismo inovador; acesso a mentores nacionais e internacionais; conexão com parceiros e investidores. Soma-se o suporte para internacionalização e vantagens na adesão a outros programas de fomento oferecidos por instituições parceiras.
Nesse ciclo, foram submetidas 1.240 propostas. O secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, aponta que a qualidade das startups tem aumentado a cada ano. “O nosso desafio sempre foi realizar um programa em larga escala sem perder a qualidade das startups selecionadas. A cada novo ciclo percebemos que o InovAtiva está no caminho certo e mostrando ser um importante ator do ecossistema de empreendedorismo”.
Para Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae, uma startup que entra no programa passa por um processo de crescimento acelerado. “A atuação do Sebrae na realização do InovAtiva, permite que o programa tenha uma penetração em todas as regiões brasileiras. O InovAtiva consegue conectar startups que estão fora do grandes centros e ajudá-las com suporte, capacitação e conexão com o mercado. Assim o programa promove o desenvolvimento do ecossistema brasileiro do empreendedorismo inovador, disse a diretora.”
Com execução da Fundação CERTI, o InovAtiva tem como objetivo principal qualificar startups com ideias e tecnologias inovadoras e com alto potencial de crescimento. “Muitas vezes os empreendedores entendem muito de determinado assunto, dominam a tecnologia, mas não falam a língua do mercado e por isso encontram dificuldades para atingir o cliente ou abordar um potencial investidor. Nossa missão é auxiliar nesse primeiro passo, para que as empresas cresçam com estrutura e possam se desenvolver com qualidade e competência em pouco tempo”, explica Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI.
Confira a lista completa das startups aprovadas: https://www.inovativabrasil.com.br/lista-de-aprovados-ciclo-2018/