O projeto Incobra lançou uma chamada à manifestação de interesse para as redes de cooperação bilateral entre Brasil e Europa.
Esta chamada visa promover e fortalecer a cooperação mútua de atores brasileiros e europeus em pesquisa e inovação através do apoio de redes bilaterais em diversas áreas prioritárias, como Bioeconomia, Segurança Alimentar, Agricultura Sustentável, Energia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Nanotecnologia e Pesquisa Marinha, promovendo uma concessão para a implementação de visitas e workshops bilaterais mútuos. O objetivo principal da chamada é o de selecionar cinco redes bilaterais de cooperação de pesquisa e inovação.
O projeto Incobra fornecerá uma série de serviços de consultoria para as redes de cooperação bilateral selecionadas a fim de acompanhar as etapas iniciais, orientando e aconselhando-as, dando suporte em suas atividades, promovendo a interação e facilitando sua integração conjuntamente com um subsídio não reembolsável (montante total de 19.500 euros – aproximadamente R$ 73.000 – por rede), que será utilizado para a organização de reuniões de trabalho e para as despesas de viagem dos seus representantes.
Estas redes podem envolver centros de excelências, centros ou clusters de competência, entre outros tipos de redes de pesquisa e inovação, formadas por organizações brasileiras e europeias, que operam nas áreas prioritárias identificadas anteriormente, consórcios de projetos passados entre BR-EU que desejam continuar trabalhando em conjunto e organizações europeias e brasileiras que tenham o objetivo de trabalhar em conjunto.
Os candidatos terão até 15 de dezembro para apresentar suas propostas.
A concessão e a consultoria prestada pelo Incobra visam criar e/ou promover uma parceria de C,T&I sustentável entre redes brasileiras e europeias, consolidando um quadro de cooperação a longo prazo.
A chamada e outras informações podem ser encontradas aqui: https://www.incobra.eu/en/object/call/444
Para qualquer esclarecimento ou informação, entre em contato com o Serviço de Assistência do Incobra: https://www.incobra.eu/helpdesk
*Fonte: Projeto Incobra