Estão abertas até o próximo dia 17 de abril as inscrições para o curso “Planejamento e Gerenciamento de Incubadoras”, que será realizado em Brasília (DF), entre os dias 22 e 25 do mesmo mês. Realizado por Anprotec e Sebrae, o curso conta com 32 horas de aula e é voltado a dirigentes e técnicos de instituições que desejam implantar uma incubadora, bem como aos gestores e colaboradores de incubadoras já existentes.
O curso integra a Matriz Educacional Sebrae-Anprotec e está alinhado às diretrizes do modelo Cerne. Entre os conteúdos abordados, destacam-se: conceito de incubação de empresas, planos de negócios para incubadoras, sensibilização, prospecção e seleção de empreendimentos, processos de incubação e graduação, gerenciamento básico da incubadora, aspectos jurídicos e propriedade intelectual.
A taxa de inscrição custa R$ 620,00 para associados à Anprotec e R$ 830,00 para não-associados. Os interessados em participar devem preencher e enviar o Formulário de Inscrição à Associação até o dia 17 de abril. As vagas são limitadas. O curso será realizado no Corporte Financial Center Brasília (SCN Quadra 02 – Bloco A – 1° andar – Salas Alvorada I e II ). Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (61) 3202-1555.
Avaliação dos participantes
A última edição do curso foi realizada em Maceió (AL), no mês passado. Entre os cerca de 60 participantes estava o diretor executivo do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), de Manaus (AM), José Cunha Grosso, que aprovou a metodologia. “A participação no curso por certo trará benefícios não só para a instituição que dirijo, mas também para as empresas incubadas, pois com os conhecimentos adquiridos durante o curso, saberemos melhorar o processo de monitoramento das empresas, um problema crucial para a perfeita gestão”, afirma.
Além de ajudar a aperfeiçoar o gerenciamento das incubadoras já existentes, o curso contribui para o planejamento da implantação dessas entidades. “A dinâmica de trabalho do curso nos deu a possibilidade de amadurecer intenções existentes por parte da UFAL [Universidade Federal de Alagoas] de implantar uma nova incubadora, agora no interior do estado”, destaca o professor da UFAL (Campus Arapiraca), Tobyas Maia de Albuquerque Mariz.