[:pt]
Foto: shutterstock
Capacitar professores, incluir a matéria de empreendedorismo nos cursos de nível superior, promover a realização de cursos, palestras, seminários, e desenvolver o projeto Trilhas de Aceleração, são alguns dos objetivos do Programa Empreendedor, uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O Programa, que será coordenado pela Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC), contará com a implementação da disciplina de Empreendedorismo. “Nossa proposta é capacitar no mínimo 30 docentes, que serão responsáveis por disseminar o conhecimento sobre o tema nos cursos de graduação da UEL”, explica Edson Miura, diretor da Aintec.
A disciplina será aplicada pelo Sebrae, terá duração de 80 horas e é especialmente formatada para aplicação na educação superior. Nesta fase, o projeto também contará com a coordenação dos professores da UEL Alexandre Urbano e Helena Loureiro.
O diretor da Aintec conta que a previsão é que aproximadamente 450 alunos sejam beneficiados com essa nova disciplina nos cursos de graduação. A capacitação dos docentes deve começar em agosto deste ano e terminar em dezembro de 2017.
O Programa também contempla o planejamento e organização de cursos, seminários e palestras sobre criatividade de negócio, planejamento comercial e de mercado, performance empreendedora, excelência em gestão e pitch, que deverá envolver mais de 250 alunos. “Nessa iniciativa de promoção do empreendedorismo também vamos contemplar as startups que estão ligadas ao Programa de Incubação da Intuel, desenvolvendo as empresas de alto impacto”, explica Edson Miura.
Desafio
Para 2017, o convênio prevê o Desafio Universitário Empreendedor (DUE), uma competição nacional que acontece por meio de uma plataforma digital, com cursos presenciais e online, jogos, papo de negócio e disciplinas de empreendedorismo.
Os participantes são pontuados em diversas modalidades e os melhores colocados na plataforma são premiados. “A meta é que aproximadamente 300 alunos participem do DUE, que deve acontecer de março a dezembro de 2017”, avalia Miura.
*Fonte: AINTEC – Agência de Inovação Tecnológica da UEL
[:]