[:pt]
Termina amanhã, quarta-feira (22), o prazo para encaminhamento de propostas para seleção de incubadoras de empresas de todo o país interessadas em participar da 2ª Rodada do Programa de Promoção da Economia Criativa Cooperação Samsung, Anprotec & CCEI (Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu, na Coreia do Sul).
O programa vai selecionar incubadoras de empresas que já estão estruturadas para fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e a geração de negócios de alto impacto, além de habilitá-las para operar as atividades do programa.
A 1ª rodada, realizada entre janeiro e junho deste ano, foi um sucesso. Segundo a Gerente do Programa de Incubação de Empresas da Universidade Federal de Goiás (Proine –UFG), Emília Rosângela Pires da Silva Franco, participar do Programa Economia Criativa e ter o nome da incubadora ligado a uma empresa de renome, como a Samsung, foi de extrema importância para a instituição. “Não só pelos recursos que foram disponilizados, mas pela visibilidade que o programa proporcionou, além da oportunidade de termos acesso e conhecer as tecnologias e práticas desenvolvidos pelo CCEI”, afirma.
Emília destaca ainda que os pontos fortes do programa foram o acesso a conteúdos especializados para capacitar os participantes nas competências necessárias ao desenvolvimento de um negócio inovador, a ampliação do portfólio de serviços oferecidos pelo Proine, a ampliação da rede de contatos da incubadora e com outros ambientes e também com equipes da Samsung e a oportunidade de participar de treinamentos focados na criação de empreendimentos de alto impacto. “Afirmo com toda convicção que as incubadoras que se enquadrem nos requisitos exigidos não podem deixar de participar”, destaca a gerente.
Seguindo a ideia de escolher empresas de diferentes lugares do Brasil, o programa selecionou também a Incubadora Raiar, da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Segundo o gerente da Raiar, Leandro Pompermaier, a participação no projeto foi uma experiência interessante para a incubadora. “A iniciativa proporciona à empresa selecionada uma alternativa valiosa de conexão com profissionais gabaritados da Samsung, os quais compartilham uma outra visão sobre tendências tecnológicas. Essa integração contribui tanto com a concepção do produto, como com a estratégia de desenvolvimento da empresa. Além disso, um programa dessa grandeza potencializa a visibilidade nacional da incubadora, o que também é um grande ganho”, diz.
Seleção
As propostas enviadas para participação na 2a rodada serão avaliadas por uma banca especializada, tomando como base critérios definidos em conjunto por Samsung e a Anprotec. Para se inscrever é necessário preencher o Formulário de Inscrição e enviar documentos originais para o e-mail: [email protected]. O processo de inscrição é gratuito.
Podem se candidatar incubadoras de empresas associadas à Anprotec que estejam em operação há no mínimo três anos e mantenham, pelo menos, cinco empresas incubadas. Além disso, a incubadora precisa ser credenciada pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), e estar regularizada junto ao MCTIC para exercício da aplicação de recursos provenientes de Lei de Informática.
Parceria
O Programa de Promoção da Economia Criativa é resultado da parceria firmada em abril de 2015 entre Samsung e Anprotec, voltada à promoção do empreendedorismo e da inovação. Por meio da parceria, a Anprotec realizará treinamentos, bem como articulará políticas públicas, além de propagar conhecimento sobre economia criativa junto a seus associados e empresas inovadoras. A Samsung, por sua vez, atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o CCEI, identificando projetos aptos a participarem do Programa. Em cinco anos, a empresa investirá US$ 5 milhões no projeto.
[:]