[:pt]
O Sinapse da Inovação em Santa Catarina, realizado pela Fundação CERTI, divulgou no último dia 31 de março a lista com os 100 projetos selecionados na 5ª edição do programa. O programa visa identificar ideias inovadoras e com potencial de se tornarem negócios de sucesso, dando suporte necessário à estruturação da empresa e ao aperfeiçoamento do produto ou serviço inovador. A lista está disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e no site do Sinapse SC.
Como parte do programa, cada projeto selecionado receberá R$ 60 mil em recursos da Fapesc, consultorias e cursos do Sebrae, além de bolsas para os empreendedores. Os vencedores anunciados na lista têm até 6 de junho para abrir suas empresas, pois em julho iniciará o processo de pré-incubação. Durante seis meses, cerca de 300 empreendedores, que fazem parte dos 100 projetos selecionados, receberão acompanhamento e capacitações para alavancar seus negócios e desenvolver ao máximo seus produtos ou serviços. Além disso, as empresas contarão com suporte de incubadoras, pré-incubadoras e outros mecanismos de inovação parceiros do programa no estado.
Para o presidente da Fapesc, Sérgio Gargioni: “O Sinapse resultou em tantos empreendimentos rentáveis que parte deles, no caso alguns cases, foram reunidos em um livro, publicado com auxílio da Fapesc. Oito FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) demonstraram interesse em reproduzir nos seus estados o programa made in SC, e a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) já o fez, com grande êxito”.
Perfil das propostas
Nesta edição do programa, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) predominou na lista de selecionados, com 25 projetos aprovados. Em segundo lugar vem Gestão, com 19, seguida de Tecnologia Social, com 13, e em quarto lugar Eletrônica, com 12. Da área de Biotecnologia foram selecionados dez projetos, já de Química e Materiais, assim como Mecatrônica, foram sete cada. Design reuniu cinco projetos e Nanotecnologia dois.
De acordo com o coordenador do programa na Fundação CERTI, Antônio Rogério de Souza, após cinco operações do Sinapse da Inovação em Santa Catarina, os objetivos do programa têm sido integralmente atingidos, principalmente no que tange à formação de uma cultura de empreendedorismo inovador, além da criação de novas empresas e de empregos qualificados.
O Sinapse da Inovação é uma iniciativa do governo estadual, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), e realização da Fundação CERTI.
Mais informações no site do Sinapse Santa Catarina.
*Com informações do Sinapse Santa Catarina.
[:]