Tendência em vários países, a atuação conjunta de incubadoras e outras instituições interessadas em promover o empreendedorismo inovador, como aceleradoras, espaços de coworking e iniciativas de corporate venture, é foco do 23º Workshop Anprotec: Incubadoras de empresas – modelos híbridos de apoio ao empreendedorismo inovador. A atividade integra a programação do primeiro dia da 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação.
Coordenada pela presidente da Anprotec e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Francilene Garcia, a atividade será realizada das 10h30 às 18h do dia 19 de outubro. Na abertura do Workshop, Francilene Garcia falará sobre o contexto e as tendências relacionadas ao tema. “Os modelos híbridos de apoio a empreendimentos inovadores já são uma realidade em diversos países do mundo e ganham cada vez mais força no Brasil. As experiências, tanto brasileiras quanto estrangeiras, têm mostrado que a articulação entre diferentes agentes, que compartilham de interesses comuns, contribui para fortalecer o sistema de inovação e impulsionar o desenvolvimento”, explica a presidente da Anprotec.
No final da manhã, a mesa redonda “Impactos do ambiente de trabalho atual no desenvolvimento de empresas inovadoras” terá como convidados o diretor de Articulação da Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento (Abraii), Sandro Cortezia, e a gerente de Gestão e Redes de Inovação da Natura, Luciana Hashiba, entre outros convidados. Na segunda parte do dia, o diretor da Anprotec e diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, compartilhará o aprendizado sobre novos modelos de incubação e aceleração de empreendimentos, a partir de experiências vivenciadas no Canadá e na Austrália. Na sequência, serão apresentados casos de incubadoras brasileiras que impulsionam negócios em parceria com outras instituições, sob mediação do vice-reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), João Carlos Maia.
Para encerrar a programação do 23º Workshop Anprotec, serão realizadas discussões em grupo sobre estratégias e desafios para a convergência de modelos de apoio ao empreendedorismo inovador. “Trouxemos esse tema à Conferência Anprotec, por meio do workshop, para que nossos associados e os demais participantes se aproximem desse conceito e conheçam o resultado dessas experiências”, completa a coordenadora da atividade.
25ª Conferência Anprotec
Promovida anualmente por Anprotec e Sebrae, a Conferência Anprotec é um dos maiores eventos mundiais de empreendedorismo inovador, reunindo cerca de mil participantes de diversos países. Em sua 25ª edição, o evento terá a organização local da Arca Multincubadora, da UFMT e do governo do estado de Mato Grosso. A 25ª Conferência Anprotec tem como tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia” e se propõe discutir inovações que ofereçam à sociedade não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também ambientais e sociais. Nesse contexto, ambientes de inovação devem se articular aos empreendedores e a outros agentes sociais na busca por soluções e produtos que aliem o avanço científico e o bem-estar humano no limite dos ecossistemas. Dessa forma, as inovações poderão aproveitar os dispositivos da sociedade da informação, cada vez mais integrada e em rede, para melhorar a eficiência dos recursos disponíveis e transformarem a realidade social. Acesse o mapa da programação preliminar Confira os valores e categorias de inscrição *Foto: Shutterstock