Nesta quinta-feira, dia 3, foi apresentada, em Cuiabá (MT), a programação da 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de outubro deste ano. Realizado por Anprotec e Sebrae, com organização local de Arca Multincubadora, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Governo do Estado, o evento figura como um dos maiores da América Latina sobre o tema. A expectativa é reunir cerca de 800 participantes na capital mato-grossense.
O evento de lançamento foi realizado na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), com a presença do governador do Estado, Pedro Taques, além de dirigentes de Anprotec e Sebrae, entidades realizadoras da Conferência, e representantes das outras instituições que compõem a organização local.
O governador destacou o orgulho do Estado em receber a Conferência Anprotec. “Nenhum país prospera sem conhecimento, tecnologia e inovação e estamos focados na valorização desses três eixos no Mato Grosso. Temos trabalhado firme nisso e durante o evento pretendemos mostrar o projeto do parque tecnológico. Construir estradas e pontes é fantástico, mas, mais do que isso, queremos construir conhecimento”, afirmou.
O presidente da Arca Multincubadora, Wilson Luconi, reforçou o legado positivo que a Conferência trará para o desenvolvimento do Estado. “O objetivo, ao realizar a Conferência, sempre foi criar um ambiente favorável à promoção do empreendedorismo inovador, por meio da articulação dos diversos agentes. Já estamos vivenciando essa articulação e acredito que o legado da Conferência será completamente positivo ao Estado de Mato Grosso e a todas as instituições que trabalham pelo desenvolvimento em nossa região”, concluiu.
O secretário-adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITEC/MT), Elias Alves de Andrade, também destacou a importância do evento para consolidar um novo ciclo de desenvolvimento do Estado. “Estamos começando hoje um movimento ímpar para Mato Grosso. Ao lado da construção da agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, levaremos a bom termo a 25a Conferência Anprotec. São projetos construídos coletivamente, que mostram o Estado de transformação que vem se tornando o Mato Grosso”, disse.
De acordo com a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, é importante que o evento incentive a formação empreendedora, baseada em sustentabilidade, para impulsionar o desenvolvimento. “Os princípios de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade servem de base para o desenvolvimento. Por isso celebramos a vinda da 25a Conferência Anprotec. Hoje, 90% da pesquisa brasileira são realizadas nas universidades, influenciando diretamente a inovação tecnológica”.
O vice-presidente da Fiemt, Silvio Rangel, ressaltou a importância da Conferência para fortalecer a inovação no Estado. “Mato Grosso está aprendendo a inovar. Por isso a Conferência Anprotec representa uma grande conquista para todos nós e também uma oportunidade de sinergia. Batalhamos juntos para sediar este evento porque acreditamos que ações como essa irão consolidar o direcionamento do Estado rumo à inovação”.
Expectativa dos realizadores
Durante o café da manhã, o diretor da Anprotec Tony Chierighini apresentou o histórico do evento e a programação da edição de 2015, destacando a diversidade de atividades, voltadas a diferentes públicos. “Essa diversidade possibilita networking intenso, com pessoas de diferentes regiões e países, e especialistas renomados em empreendedorismo e inovação. Esperamos que a edição deste ano, em Cuiabá, seja mais um marco na história do movimento do empreendedorismo inovador brasileiro”.
O gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Célio Cabral de Sousa Junior, destacou que a realização da Conferência reafirma a inovação como prioridade estratégica do Sebrae. “Essa é uma agenda perene e sustentável. Acreditamos que a inovação é algo imperativo para as empresas, principalmente em um momento em que a competitividade se acirra. Essa é a hora para investir e apoiar a inovação nos pequenos negócios”. Como exemplo da importância dada ao tema pelo Sebrae, Célio citou um novo programa, a ser lançado em 2016, que prevê subvenção de até R$ 200 mil para pequenas empresas desenvolverem projetos inovadores.
Programação
A programação do evento, distribuída entre workshops, minicursos, sessões plenárias, sessões interativas e fóruns, trará especialistas em empreendedorismo e inovação, tanto do Brasil quanto do exterior. Entre os destaques estão Josep Piqué, presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha, na Espanha, que falará sobre cidades inteligentes, e Sam Raymond, consultor do Banco Mundial e instrutor de um minicurso sobre crowfunding. Outra presença confirmada é Jian Lin, gerente sênior do Tsinghua University Science Park – segundo maior parque tecnológico da China.
Gestores de incubadoras de empresas e parques tecnológicos, empreendedores, gestores públicos e pesquisadores da área compõem o público-alvo do evento.