A Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), abriu o edital para o processo seletivo de projetos inovadores. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de agosto, por meio do site www.aintec.com.br/intuel. Neste ano, serão oferecidas 4 vagas nas modalidades empresa incubada residente, que utilizam o espaço físico da incubadora, e 2 para empresas incubadas não residentes, que recebem todos os benefícios da incubadora, mas não ficam sediadas na Intuel. “Para ser uma empresa incubada, o projeto tem que ser de base tecnológica e apresentar alto potencial inovador”, explica o diretor da Aintec, Edson A. Miura. O edital não prevê áreas específicas e também não é preciso ter CNPJ para participar.
O objetivo da incubação é apoiar o desenvolvimento de um negócio. Além do espaço físico disponibilizado, a Aintec/Intuel oferece treinamentos e assessoria para os empreendedores, auxilia no planejamento e monitora o desenvolvimento dos projetos. “Trabalhamos na formação do empreendedor, capacitando em questões de gestão que são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa. Planejando o negócio e monitorando sua forma de atuação, os empreendimentos têm mais chance de sucesso”, explica o diretor da Aintec.
O período de incubação é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Não é preciso ter uma empresa aberta para participar do processo seletivo. “ O processo seletivo será dividido em três fases. Na primeira fase, o empreendedor deve submeter online no site da Intuel a proposta de empreendimento e o sumário executivo, que está disponível como anexo do edital”, explica Edson. Na segunda fase, os empreendedores recebem Treinamento de Modelagem de Negócio para a formatação do modelo definitivo das suas propostas. A última fase consiste em uma apresentação oral da proposta para uma banca de avaliação.
Incubadora A Intuel possui um processo de gestão da qualidade para o desenvolvimento dos negócios. Conhecido como Cerne, esse sistema é desenvolvido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae Nacional. A metodologia de gestão da qualidade envolve um acompanhamento contínuo das empresas incubadas.
* Com imagem e informações da Intuel