O Parque Tecnológico de Sorocaba, por meio da Inova Sorocaba, promove no próximo dia 21 de julho o Workshop de Inovação – Impressão 3D em metal, Aplicações e Desafios na área Médica e na Indústria. Realizado em parceria com a Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer, a PUC-SP, Centro Paula Souza e a Prefeitura de Sorocaba, o evento contará com palestrantes e especialistas internacionais e enfocará nas aplicações e desafios da impressão 3D em metal na área médica e na indústria. O Workshop será realizado no dia 21 de julho, às 13h30, no Centro de Convenções do Parque Tecnológico de Sorocaba, com o apoio das empresas Concept Laser, Tecno-How e Materialise. As inscrições serão gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Para o diretor de CTI da Inova Sorocaba, Rodrigo Mendes, uma das principais funções do parque é divulgar novas tecnologias para as empresas de Sorocaba e região. “Dessa vez, nós trazemos um evento voltado para a manufatura aditiva em metais pois é uma inovação que poder ter um impacto direto na forma como as empresas de usinagem e ferramentaria oferecem seus produtos e serviços”, diz Mendes e acrescenta: “A manufatura aditiva quando comparada a usinagem tradicional, tem prazo de produção menor, de simples customização e fabricação de geometrias mais complexas”.
O direitor ainda alerta da importância das empresas darem atenção a esse tipo de tecnologia: “A evolução das técnicas da manufatura aditiva possibilitando a impressão de peças em metal caracteriza uma revolução na indústria de peças e precisa ser acompanhada de perto pelos empresários da área, afirma ele,
Desde o surgimento da tecnologia de impressão 3D em 1984 nos Estados Unidos, o mercado mundial de fabricação aditiva vem avançando rapidamente, atingindo a cifra de USD 4,1 bilhões em 2014 e com um crescimento médio de 34% nos últimos 3 anos.
As tecnologias focadas inicialmente em prototipagem rápida estão migrando rapidamente para a fabricação industrial de peças e componentes em altos volumes. Dentre as tecnologias que mais estão crescendo é a impressão 3D em metal ou DLMS (Direct Laser Melting sintering), que funde pó de metal através de um laser, construindo peças metálicas diretamente a partir de modelos 3D. Atualmente é possível se fabricar peças com diversas ligas de metais, como por exemplo: titânio, cromo cobalto, inconel (liga de níquel-cromo), alumínio, aço, aço inoxidável, aço maraging, bronze, ouro, prata, platina, paládio e outros.
A impressão 3D em metal já é uma realidade na indústria e atualmente os principais setores que utilizam essa tecnologia são: médico, dental, aeroespacial, automotivo, moldes e matrizes e joalheiro.
* Com informações do Parque Tecnológico de Sorocaba