Várzea Grande, município do interior de Mato Grosso, localizado na região do Chapéu do Sol, irá receber o primeiro parque tecnológico do estado, com investimento estimado de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques nesta segunda-feira (6), durante entrevista coletiva sobre o lançamento do programa Transforma Mato Grosso.
“Precisamos de um trabalho especial para a cidade. [O parque tecnológico] é uma homenagem ao cidadão de Várzea Grande “, disse Taques.
O município tem melhores possibilidades de receber o ambiente de inovação, na avaliação dos gestores públicos, porque serão instalados na mesma área câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal (IFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). As três maiores instituições de ensino e pesquisa do estado estarão reunidas na região do Chapéu do Sol que se transformará em um polo de desenvolvimento científico e tecnológico.
A implantação do parque tecnológico começou a ser discutida na gestão anterior, de Silval Barbosa, quando foi encomendado um estudo de viabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), de Santa Catarina. O parque oferecerá estrutura de pesquisa para ser utilizada por universidades, espaço para centros de pesquisa de grandes empresas e incubadora para a geração de novos negócios, com foco nos setores estratégicos do estado.
“Será um local que terá empresas e universidades, com toda uma base física que poderá dar suporte a pesquisas e a processos de transferência de tecnologia, entre outras coisas. O que se espera de um local como esse é que, na verdade, nós tenhamos condições de alavancar de uma forma mais efetiva o desenvolvimento tecnológico e a inovação em nosso estado”, explicou Luiza Helena Trovo, secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Serão necessários cerca de R$ 100 milhões para a instalação efetiva do primeiro parque tecnológico de Mato Grosso. Parte desse dinheiro virá do governo, enquanto outra parte deverá ser financiada pela iniciativa privada, universidades e órgãos de fomento à pesquisa.
O lançamento oficial do empreendimento será realizado durante solenidade de abertura da 25ª Conferência Anprotec, evento promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Sebrae, com organização local da Arca Multincubadora, da Universidade Federal do Mato Grosso e do Governo do Estado do Mato Grosso. Com o tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia”, a Conferência acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro, em Cuiabá (MT).
*Com informações da Ascom do Governo de Mato Grosso
*Foto: Mayke Toscano/Ascom