Para incentivar o empreendedorismo e a criação de negócios inovadores, a Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde (Fipase), realiza a 5ª edição do concurso BioBusiness Brasil. Neste ano o concurso, que já foi considerado o Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador pela Anprotec, acontece em julho e tem como objetivo promover a internacionalização de empresas brasileiras de biotecnologia e saúde.
“O diferencial desta edição em relação às anteriores é a abordagem internacional do concurso. A intenção é o desenvolvimento de negócios nos setores de biotecnologia e saúde, incentivando a cooperação técnica internacional, visando pesquisas e desenvolvimento e a inserção das empresas brasileiras em mercado estrangeiro”, explica Dalton Marques, gerente de Desenvolvimento Econômico da Fipase.
Nesta edição, o BioBusiness Brasil desafia os participantes a trabalharem uma estratégia que visa a cooperação internacional e a expansão de seus negócios. “Para isso, promovemos uma competição de modelos de negócios, onde os participantes receberão capacitação por meio de vídeo-aulas e também e apoio à elaboração de seus planos de internacionalização”, enfatiza Marques.
A intenção é que os participantes prospectem potenciais parceiros no exterior, priorizando a cooperação conjunta em pesquisa & desenvolvimento (P&D), podendo, no entanto, abordar outros aspectos como inserção em mercados internacionais, licenciamentos, transferências de tecnologias, etc.
O evento tem como públicos-alvo empreendedores, estudantes, pesquisadores e docentes, técnicos especialistas e empresas. As áreas prioritárias são: biotecnologia (aplicada à saúde, energias, agronegócios, alimentos, meio ambiente e sustentabilidade, industrial, entre outras aplicações) e saúde (saúde humana, saúde animal, equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, fármacos e cosméticos).
Apoio à competição
Os melhores modelos de negócios apresentados no BioBusiness Brasil receberão uma consultoria para aprimoramento de suas ideias e participarão de um pitch presentation em que serão avaliados por jurados especialistas na área. Os prêmios são vagas de incubação na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ribeirão Preto e em incubadoras parceiras, R$ 10 mil aos mais bem colocados e apoio no intercâmbio empresarial para um dos principais ambientes de inovação internacionais.
“Para a promoção do BioBusiness, a Supera está buscando parcerias com outras incubadoras nacionais que também possam prospectar ideias empreendedoras e disponibilizar outras vagas para incubação”, diz Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora. “Também estamos abertos para a participação de empresas consolidadas na área da saúde e biotecnologia para apoio ao concurso e direcionamento de áreas prioritárias de pesquisa e desenvolvimento nesses setores”.
BioBusiness
Lançado em 2006, o BioBusiness Brasil está em sua 5ª edição e recebeu o Prêmio de Boas Práticas da Anprotec (2006) e o Prêmio de Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador (2007).
Os projetos podem ser submetidos até o dia 19 de junho e o regulamento está disponível no site www.biobusinessbrasil.com.br.
*Com informações e imagem da Fipase