


Adriana Ferreira de Faria participou da reunião anual do Conselho Internacional da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, realizada em Málaga, Espanha
A presidente da Anprotec, Adriana Ferreira de Faria, participou, entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2026, da reunião anual do Conselho Internacional da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), realizada na sede da entidade, em Málaga, Espanha. Adriana é a representante da América Latina no colegiado, que reúne 14 membros de 13 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Arábia Saudita, África do Sul, Suécia e Espanha.
O Conselho Internacional é o principal órgão estratégico da IASP e tem a responsabilidade de orientar a atuação global da associação, definindo prioridades e diretrizes para o fortalecimento de parques científicos, distritos de inovação e áreas de inovação ao redor do mundo.
Liderada por Salvatore Majorana, presidente da IASP e diretor do Kilometro Rosso Science Park (Itália), a reunião teve como foco central o alinhamento estratégico da associação para 2026. As discussões abordaram especialmente como a digitalização e as tendências tecnológicas emergentes estão transformando o funcionamento dos ambientes de inovação e exigindo novas abordagens de governança, articulação institucional e geração de valor para os territórios.
Os conselheiros analisaram de que forma a IASP pode antecipar movimentos do cenário global, identificar sinais relevantes vindos das diferentes regiões e apoiar seus membros diante de um ambiente tecnológico cada vez mais dinâmico e complexo. O encontro também reforçou o papel da associação como plataforma internacional de intercâmbio entre diferentes modelos de apoio à inovação, conectando experiências, políticas públicas e práticas de gestão em múltiplos contextos econômicos e regionais.
Durante a agenda em Málaga, o Conselho celebrou ainda os 30 anos da instalação da sede da IASP na cidade, em reunião com o prefeito Francisco de la Torre, marco que integra os 42 anos de atuação da entidade no fortalecimento de ecossistemas de inovação em escala global.
A Anprotec articula, há mais de três décadas, a atuação dos principais ambientes de inovação do país, conectando parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, universidades, empresas e gestores públicos em uma agenda estruturante para o desenvolvimento regional e a competitividade tecnológica brasileira. Com mais de 400 instituições associadas, a entidade atua como interlocutora qualificada do ecossistema nacional em redes internacionais e fóruns multilaterais, contribuindo para a inserção estratégica do Brasil nas discussões globais sobre ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável.
A presença da Anprotec no Conselho Internacional da IASP consolida o papel do Brasil como ator relevante nas discussões sobre modelos de governança de ambientes de inovação, estratégias de internacionalização e novas dinâmicas de desenvolvimento territorial baseadas em conhecimento. Ao integrar o colegiado, a entidade passa a contribuir diretamente para a construção das diretrizes globais da associação, ao mesmo tempo em que fortalece a articulação internacional de seus associados.
Para Adriana Ferreira de Faria, a atuação no colegiado amplia as possibilidades de cooperação e posicionamento institucional.
“Participar do Conselho Internacional da IASP é uma oportunidade de contribuir ativamente para a agenda global de inovação e, ao mesmo tempo, fortalecer o posicionamento do ecossistema brasileiro no cenário internacional. Estamos articulando parcerias para ampliar a participação internacional na Conferência Anprotec 2026, além de estreitar laços que apoiarão as Missões Internacionais organizadas pela Anprotec ao longo deste ano. Essa atuação fortalece a internacionalização dos nossos associados e amplia as conexões do Brasil com redes globais de inovação”, destacou a presidente.
A 43ª Conferência Mundial da IASP será realizada de 27 a 30 de outubro de 2026, em Sophia Antipolis, na França, sob o tema “Tech for Humanity: Shaping values for a human-centric future”. O evento reunirá lideranças de parques científicos, distritos e áreas de inovação de diferentes continentes para debater como os ecossistemas podem alinhar o avanço tecnológico a valores sociais, sustentabilidade e desenvolvimento inclusivo.
A Anprotec acompanhará de perto a programação da edição francesa e organizará uma Missão Internacional em torno da 43ª Conferência Mundial da IASP, com o objetivo de ampliar a presença brasileira no evento, promover conexões estratégicas e fortalecer a inserção qualificada dos ambientes de inovação do país nas principais redes globais do setor. A iniciativa integra a estratégia de internacionalização da entidade para 2026, que prevê agendas estruturadas de articulação institucional, visitas técnicas e aproximação com lideranças globais da inovação.
Fundada há 42 anos, a IASP é a principal associação global de ambientes de inovação. Como organização internacional independente e sem fins lucrativos, coordena uma rede ativa de profissionais e instituições dedicadas ao fortalecimento de parques científicos, distritos de inovação e áreas de inovação. A entidade atua promovendo conexões internacionais, ampliando oportunidades de negócios e apoiando o desenvolvimento sustentável nas cidades e regiões onde esses ambientes estão inseridos.