


Webinar demonstrou o programa promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e o PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC), além de esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo.
Nesta sexta-feira (30/01), das 10h às 11h, a Anprotec realizou o webinar AnproTalks Especial | Incuba Espaço: startups com soluções baseadas em dados de satélites. Promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e o PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC), o programa está com inscrições abertas até segunda-feira, 02 de fevereiro.
A iniciativa busca impulsionar startups com soluções inovadoras baseadas em dados de satélites de observação da Terra, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação espacial no Brasil.
[INSCREVA-SE NO INCUBA ESPAÇO]
O encontro foi mediado por Luís Gustavo Peles, Gerente de Projeto e Operações da Anprotec, que conduziu a conversa com Gabriela da Silva Lemes, Community Manager do Nexus (hub de inovação do PIT SJC), e a Dra. Leila Maria Garcia Fonseca, Coordenadora de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da AEB.
O encontro foi mediado por Luís Gustavo Peles, Gerente de Projeto e Operações da Anprotec, que conduziu a conversa com Gabriela da Silva Lemes, Community Manager do Nexus (hub de inovação do PIT SJC), e a Dra. Leila Maria Garcia Fonseca, Coordenadora de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da AEB.
Ao iniciar sua fala, a Dra. Leila Maria Garcia Fonseca apresentou o Projeto Incuba Espaço, promovido pela AEB com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o PIT SJC. A Coordenadora de Estudos Estratégicos e Novos Negócios da Agência apresentou o órgão federativo que coordena a política espacial do Brasil.
Além disso, foram esclarecidos os objetivos da Agência, que incluem organizar e coordenar a área de dados de satélites no Brasil, além de promover uma visão estratégica a longo prazo.
“O valor não está apenas nos dados de satélites, mas nas aplicações, nos modelos e nos serviços que transformam esses dados em decisões e benefícios concretos para a sociedade. É exatamente nesse contexto que surge o programa ‘Incuba Espaço’”, ressaltou a Dra. Leila ao falar sobre o objetivo da iniciativa.
Nesse sentido, a coordenadora exibiu os desafios técnicos do programa, que foram divididos em quatro áreas: Áreas irrigadas e uso da terra; Super-resolução de imagens de satélites; Monitoramento de proliferação de algas em reservatórios e hidrelétricas; e Detecção de supressão de vegetação nativa usando imagens de satélites.
Para dar continuidade ao webinar, Gabriela da Silva Lemes discorreu sobre a aplicação do programa Incuba Espaço no Nexus, o hub de inovação dentro do PIT SJC. A Community Manager explicou os pilares de atuação do ambiente de inovação e sua atuação em prol do desenvolvimento econômico e social na região.
Em seguida, a representante do Nexus/PIT SJC apresentou informações fundamentais da iniciativa, como o detalhamento do cronograma completo do processo seletivo e os benefícios aos candidatos selecionados.
“Quem entra para ser incubado no Nexus vai vivenciar um ecossistema muito dinâmico e com muitas oportunidades, muito em relação à rede de contato que nós temos e conservamos aqui”, afirmou Gabriela sobre os diferenciais do hub de inovação.
Gabriela ressaltou que os interessados devem ler o edital completo e se atentar ao prazo de inscrições, que se encerra na segunda-feira (02/02).
Após as apresentações das palestrantes, os participantes esclareceram suas dúvidas sobre elegibilidade, benefícios e critérios de seleção do programa. Luís Gustavo Peles encerrou o encontro com agradecimentos às palestrantes, à Agência Espacial Brasileira (AEB) e ao PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT SJC).
O Incuba Espaço é voltado a equipes empreendedoras em estágio inicial que utilizem dados espaciais de forma inovadora e estejam preparadas para validar problema, mercado e solução. O programa é destinado a startups, instituições de pesquisa, universidades e spin-offs industriais de qualquer região do país, formadas por pesquisadores, estudantes ou pessoas físicas, desde que apresentem soluções alinhadas aos desafios propostos.
Garanta a sua participação no link: https://pitsjc.org.br/incuba-espaco/