


Artigos e relatos de boas práticas serão selecionados para apresentação durante a Conferência, publicação nos anais do evento e na Revista Locus Científico. Trabalhos de destaque integrarão as trilhas temáticas da programação oficial.
A 36ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, que será realizada de 29 de junho a 2 de julho de 2026, em Manaus (AM), abre oficialmente sua Chamada de Trabalhos para submissões de artigos inéditos e relatos de boas práticas. Com o tema “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”, o encontro reunirá representantes de parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, hubs, universidades, governos, comunidades tradicionais, empresas e instituições científicas de todo o país.
A chamada é voltada principalmente a gestores, pesquisadores, profissionais e empreendedores que atuam em ambientes de inovação. Os trabalhos devem ser submetidos até 6 de fevereiro de 2026, em duas categorias: artigo inédito (até 4 mil palavras) e relato de boas práticas (até 2 mil palavras). Em ambas, é obrigatório o envio de um vídeo de até cinco minutos com a apresentação do conteúdo por um dos autores.
“A Conferência Anprotec tem se consolidado como uma das principais geradoras de conhecimento sobre ambientes de inovação no Brasil. Nesta edição, levar o evento para Manaus representa uma oportunidade única de conectar os ecossistemas de todo o país com a realidade amazônica no momento pós-COP30, quando a região experimenta novas políticas de inovação e ampliação de investimentos”, afirma Adriana Faria, presidente da Anprotec.
A escolha de Manaus como sede marca um momento estratégico para o ecossistema nacional. No cenário pós-COP30, a Região Norte vive uma fase de expansão das políticas de inovação, ampliação de investimentos, fortalecimento da bioeconomia e criação de hubs tecnológicos ligados à sustentabilidade, deep techs e impacto socioambiental.
“Convidamos profissionais, pesquisadores e instituições a submeterem trabalhos que dialoguem com os desafios e oportunidades da economia do futuro. Esta é uma oportunidade de compartilhar experiências que demonstrem como os ambientes de inovação podem operar como motores de transformação em seus territórios”, destaca Deolinda Garcia, diretora técnica da Anprotec.
Assim como em 2025, os trabalhos mais bem avaliados serão incorporados à programação oficial da Conferência, sendo apresentados em sessões orais nas trilhas temáticas:
Além disso, até 40 trabalhos serão selecionados para exposição em painéis digitais durante o evento.
A avaliação dos trabalhos será conduzida por um Comitê Científico formado por especialistas de diferentes regiões do país, sob coordenação de Rodrigo Quites Reis (UFPA). O processo considerará critérios como originalidade, clareza e consistência metodológica, aderência temática aos eixos da conferência e contribuição prática ou teórica para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.
Para Rodrigo Quites Reis, a chamada de 2026 reflete a maturidade crescente dos ecossistemas brasileiros: “Nos últimos anos, temos observado maior rigor metodológico, diversidade de perspectivas e uma forte conexão entre pesquisa aplicada, impacto territorial e políticas de inovação. Esperamos que a edição de Manaus evidencie a capacidade dos ambientes de inovação de transformar conhecimento em desenvolvimento.”
Os autores dos primeiros colocados nas categorias artigo completo e relato de boas práticas receberão certificados e poderão escolher realizar gratuitamente o Curso de Parques ou o Curso de Atualização do Cerne 2025, ambos promovidos pela Anprotec, além de inscrição gratuita na Conferência Anprotec 2027 e convite para publicação ampliada na Revista Locus Científico.
A submissão deve ser realizada pela plataforma EasyChair, disponível no site da Anprotec (www.anprotec.org.br). Posteriormente, a chamada estará disponível também no site oficial do evento. Dúvidas podem ser enviadas para: [email protected]
A Conferência Anprotec 2026 é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae, com realização local da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech) e da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).