



Durante a 36ª Assembleia Geral Ordinária da Anprotec, realizada nesta terça-feira (14) em Foz do Iguaçu, Manaus foi escolhida como sede da Conferência Anprotec 2026. A votação aconteceu entre os associados presentes na Conferência Anprotec 2025, durante a 36ª Assembleia Geral Ordinária da Anprotec.
Duas candidaturas disputaram a sede do evento: a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), representada pela diretora técnica Nadja Maria da Silva Oliveira, e a candidatura conjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação Paulo Feitosa (FPF), representando Manaus, representada por Antônio de Lima Mesquita Filho, diretor-executivo da Agência de Inovação da UEA e Leonardo Silva, Analista de Negócios na WIT Incubadora Tecnológica da FPF Tech (Fundação Paulo Feitoza).
A escolha seguiu os critérios estabelecidos no Edital 01/2025, que define os requisitos para candidatura e organização do evento. A Comissão de Eleição de Sede, composta por Maíra Nobre de Castro (IFCE), Marcelo Nunes (Parque Tecnológico São José dos Campos), Marcelo Anderson Batista dos Santos (IF Sertão-PE) e Nelson Tadeu Cancellara (Agência de Inovação de Sorocaba), conduziu o processo de análise das propostas e coordenou as apresentações durante a Assembleia.
Durante a Assembleia, cada candidatura teve 10 minutos para apresentar sua proposta aos associados e mais 10 minutos para sanar as dúvidas dos presentes.
Antônio de Lima Mesquita Filho, diretor-executivo da Agência de Inovação da UEA, destacou que Manaus vive o melhor ciclo de inovação e empreendedorismo de sua história. “Queremos consolidar esse movimento com o apoio de todos vocês e com a realização da conferência em 2026. Nós acreditamos que esse evento será um impulso decisivo para a criação de uma governança colaborativa e estruturada da inovação amazônica, conectando academia, indústria e governo, tornando a Amazônia a protagonista da inovação brasileira”, afirmou.
Mesquita reforçou ainda que o evento terá o apoio de toda a rede estadual de inovação, incluindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, o Polo Industrial de Manaus, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ele destacou também que a infraestrutura da cidade, com o Centro de Convenções Vasco Vasques, está pronta para receber o evento.
Leonardo Silva, Analista de Negócios na WIT Incubadora Tecnológica da FPF Tech, complementou a apresentação destacando que Manaus é mais do que uma escolha geográfica. “É um convite para o Brasil olhar para o Norte. Só aconteceu uma vez na região Norte, em Belém do Pará, em 2014”, observou. Ele enfatizou a importância de reconhecer e potencializar a inovação que nasce na Amazônia, permitindo que o país inteiro vivencie um ecossistema ligado à indústria, ciência e floresta.

Antônio de Lima Mesquita Filho, diretor-executivo da Agência de Inovação da UEA, Adriana Faria, presidente da Anprotec, e Leonardo Silva, Analista de Negócios na WIT Incubadora Tecnológica da FPF Tech (Fundação Paulo Feitoza).
A UEA mantém duas incubadoras de empresas, uma em Manaus e outra em Itacoatiara, que vêm fortalecendo o empreendedorismo de base tecnológica e a geração de startups na região. A instituição também integra a governança do Centro de Bioeconomia da Amazônia (CBA), em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
O Polo Industrial de Manaus tem se transformado em um espaço de novas tecnologias, economia verde, biotecnologia, bioeconomia e soluções digitais, alinhando competitividade com sustentabilidade. A Lei de Informática da região concede incentivos fiscais que destinam 5% do faturamento das empresas do setor para pesquisa, desenvolvimento e inovação, gerando aproximadamente R$ 1,8 bilhão para P&D&I na Amazônia Ocidental em 2024.
A Fundação Paulo Feitosa atua há 27 anos no mercado com projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software, hardware, biotecnologia, automação industrial, transformação digital e projetos educacionais. A instituição foi reconhecida com o Prêmio Finep de Inovação 2025 na categoria Ambiente de Inovação.
A Conferência Anprotec 2026 acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, que possui infraestrutura completa para grandes conferências internacionais. O evento está previsto para junho de 2026.
A cidade oferece facilidades de acesso, com aeroporto internacional, ampla rede hoteleira e atrativos turísticos e culturais únicos, no coração da Amazônia.
A 35ª Conferência Anprotec acontece de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.