A Anprotec anunciou na última terça-feira, 15 de outubro, os trabalhos vencedores apresentados durante a 35ª Conferência Anprotec, realizada em Foz do Iguaçu (PR). A cerimônia de premiação foi conduzida por Rodrigo Quites Reis (UFPA – Universidade Federal do Pará), líder do Comitê Científico da Chamada de Trabalhos, que também contou com o trabalho de Deolinda Garcia, diretora técnica da Anprotec, docente e coordenadora da Incubadora do Campus de Itacoatiara da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Luciano Valente, consultor da Anprotec, que compuseram a comissão avaliadora responsável pela seleção dos melhores trabalhos.
“É muito gratificante ver o crescimento expressivo da Chamada de Trabalhos da Conferência Anprotec. A qualidade e a diversidade dos trabalhos submetidos demonstram o amadurecimento dos ecossistemas de inovação brasileiros e o comprometimento de pesquisadores e gestores em compartilhar conhecimento e boas práticas”, destacou Rodrigo Quites Reis, coordenador do Comitê Científico do evento.
A edição de 2025 registrou forte participação da comunidade acadêmica e dos ambientes de inovação. Foram submetidos 96 artigos técnicos e 103 relatos de boas práticas/experiências. Deste total, 50 artigos técnicos e 57 relatos de boas práticas foram aceitos, distribuídos entre apresentações orais, pôsteres digitais e publicação nos anais.
A representatividade geográfica também se destacou, com trabalhos aprovados de 13 estados brasileiros. São Paulo liderou com 25 relatos de boas práticas aprovados, seguido por Paraná com 25 trabalhos no total (considerando ambas as categorias). Minas Gerais teve destaque com 15 artigos técnicos aceitos.
1º lugar: “Contribuição Tecnológica da Universidade Federal de Uberlândia para os ODS: um estudo de patentes”, de Marina de Souza Lima, Fabíola Dutra Amaral, José Eduardo Ferreira Lopes e Luciana Carvalho (Universidade Federal de Uberlândia).
2º lugar: “Parques Científicos e Tecnológicos em Universidades Comunitárias: Contribuições para o Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul”, de Silvio Bitencourt da Silva (UNISINOS/TECNOSINOS), Daniela Carolina Eckert (PUCRS/TECNOPUC) e Artur Eugênio Jacobus (UNISINOS/TECNOSINOS).
3º lugar: “Inovação Aberta e Empreendedorismo Tecnológico: O Papel das Incubadoras, Projetos de P&D e a Lei de Informática no Fomento às Startups no Setor de Saúde Digital”, de Maíra Nobre de Castro, Antônio Wendell de Oliveira Rodrigues (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE) e Maristone Gomes da Silva Junior (CEO da Salvus Tecnologia).
1º lugar: “Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul Paraná, Experiência de Integração e Fortalecimento Regional”, de Elizandro Ferreira, Jocelei Fiorentin, Juliano Lima, Cesar Giovani Colini G. (SEBRAE-PR), Dalmarino Setti, Larissa Corrêa e Silvia Scariotto (UTFPR-PB).
2º lugar: “Missões internacionais responsivas como parte da estratégia Tecnopuc Anywhere: o caso SXSW 2025”, de Daniela Carrion Venturini, Elisa Marangon Beretta e Flavia Siqueira Fiorin (PUCRS/Tecnopuc).
3º lugar: “Inovação que Transforma Territórios: O Parque Tecnológico e Científico da UFPE e o Nascimento de um Distrito Urbano de Inovação da Zona Oeste do Recife-PE”, de José Roberto Ferreira Guerra, Manuella Gama de Souza, Suzanna Sandes Dantas, Simone de Lira Almeida, Osíris Luís da Cunha Fernandes e Ederson Rodrigues de Melo (Parque TeC UFPE).
1º lugar: “Integração dos Ambientes de Inovação Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco”, de Dalmarino Setti, Elizandra Machado Follmann, Jean Patric da Costa, Maria Nalu Verona, Marcio Nakaura, Norma Brambilla e Liliane Canopf Vera (UTFPR campus Pato Branco).
2º lugar: “Análise do Parque Tecnológico de Pato Branco (PR) a partir do Capital Social”, de Augusto Faber Flôres (IFPR), Beatriz Leite Gustmann de Castro e Marcos Junior Marini (UTFPR).
3º lugar: “Desafios Globais, Respostas Locais: o Direito Brasileiro como Instrumento para Mitigação de Barreiras à Relação Universidade-Empresa”, de Reinaldo Denis Barbosa, Ronaldo David Barbosa e Clarissa Stefani Teixeira (Universidade Federal de Santa Catarina).
Todos os trabalhos apresentados na Conferência estarão disponíveis nos Anais de acesso livre no site da Anprotec (www.anprotec.org.br).