“Iniciativas de Inovação do Paraná” é o tema do Workshop 03, que acontece no dia 15 de outubro, durante a 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu. O objetivo é apresentar as ações que vêm colocando o Paraná como referência nacional em inovação.
A atividade destacará políticas públicas, programas e iniciativas voltadas ao fomento da ciência, tecnologia e inovação no estado. Com foco na integração entre governo, universidades, setor produtivo e sociedade, o workshop trará exemplos de práticas públicas e privadas que impulsionaram o crescimento dos ambientes de inovação.
Também estarão em pauta ações de internacionalização de startups, atração de investidores, desenvolvimento de territórios inteligentes e iniciativas de colaboração. As boas práticas para a construção de um ecossistema inovador, inclusivo e sustentável serão apresentadas como inspiração para gestores, empreendedores e instituições.
A moderação será feita por Zaki Akel Sobrinho, coordenador da Câmara Universidade-Empresa do SEPARTEC, CEO da Academic Ventures e partner regional da ESPM no Paraná. Administrador pela UFPR, mestre em Administração pela UFRJ e doutor pela USP, Zaki tem ampla experiência em Marketing, Inovação e Educação. Foi reitor da UFPR (2008–2016) e atualmente é coordenador acadêmico do curso GAPI.
Entre os palestrantes confirmados está Géri Dutra, prefeito de Pato Branco (PR). Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela UTFPR, possui especialização em Gestão da Informação (FAE) e mestrado em Informática (UFPR). Professor da UTFPR há 31 anos, foi CEO do Cilla Tech Park, diretor do Comitê Executivo do Vale do Genoma e secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (2013–2020), onde atuou na implantação do Parque Tecnológico de Pato Branco.
Outro convidado é Silvestre Labiak Junior, professor da UTFPR. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, possui dois pós-doutorados (Tekis Tecnologias Avançadas e UFFS), mestrado em Tecnologia e Desenvolvimento (UTFPR) e graduação em Química Ambiental (UTFPR). Foi pró-reitor de Extensão e Inovação na UTFPR e no IFPR, diretor da Anprotec e presidente da Reparte. Autor de cerca de 11 livros, atua em pesquisas sobre desenvolvimento territorial e inovação.
O workshop também contará com Norberto Ortigara, atual secretário da Fazenda do Paraná. Técnico agropecuário formado pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (UFSM) e economista pela UFPR, possui pós-graduações em Economia Rural e em Gestão Pública em Segurança Alimentar. Ingressou na Secretaria da Agricultura em 1978 e, ao longo da carreira, ocupou funções como diretor do DERAL e secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná (2011–2024).
Outro palestrante será Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência e Tecnologia da Fundação Araucária. Pesquisador visitante na Haas School of Business (UC Berkeley), é vice-coordenador de sistemas e modelos nacionais de inovação da Triple Helix Association. Foi professor e pesquisador da PUCPR (1999–2018), diretor do Tecnoparque PUCPR e coordenador do Escritório de Inovação da Universidade Brasileira Instituto de Qualidade e Produtividade. Pós-doutor em Inovação (UC Berkeley), possui doutorado e mestrado em Informática e Produtrônica (Université d’Aix-Marseille), mestrado em Engenharia Mecânica e bacharelado em Ciências da Computação (UFSC). É fundador das startups KnowIn e Akrivós.
Completa o grupo Alexandre Webber, reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduado em Odontologia pela Unioeste, é especialista em Saúde da Família, mestre em Saúde Coletiva (UERJ) e doutor em Estomatopatologia (Unicamp). Docente da Unioeste desde 2002, coordenou o curso de Odontologia (2006–2010) e foi diretor do campus de Cascavel por dois mandatos (2012–2019).
A 35ª Conferência Anprotec acontece de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Unioeste e do Governo do Estado do Paraná.
Acesse o site da Conferência para saber mais!