A Missão Internacional China 2025, organizada pela Anprotec em parceria com o Sebrae, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Programa Diplomacia para a Inovação, começou nesta segunda-feira, 8 de setembro, com a participação de representantes de 27 instituições brasileiras de ciência, tecnologia e inovação.
Logo no primeiro dia, a delegação visitou o China-BRICS Science and Innovation Incubation Park (China-BRICS SIIP), em Xiamen, onde 12 ambientes de inovação brasileiros formalizaram a assinatura de Cartas de Intenções de cooperação com a instituição chinesa. Os acordos estabelecem bases para iniciativas de soft landing, internacionalização de startups, programas conjuntos de aceleração, apoio regulatório e facilitação de conexões com investidores e empresas.
“A assinatura desses acordos demonstra, de forma muito clara, a relevância da missão. Eles evidenciam como a Anprotec trabalha para gerar valor concreto aos seus associados, articulando oportunidades que ampliam a presença internacional e fortalecem a inserção do ecossistema brasileiro nas principais agendas globais de inovação”, destacou Adriana Ferreira de Faria, presidente da Anprotec.
As instituições signatárias foram:
Durante a visita, os participantes também conheceram projetos inovadores apoiados pelo China-BRICS SIIP, como o Huajin (Pollution Abatement Initiative), o Lance (Smart Transportation Project), a New Silk Road (Malaysia Big Data Project) e a Tianwei Technology (Satellite Communication).
Articulação da Anprotec
A aproximação entre os ecossistemas de inovação do Brasil e da China vem sendo construída há mais de um ano. Em novembro de 2024, a Anprotec participou do lançamento da China-BRICS Science and Innovation Incubation Network for the New Era, em Xiamen, iniciativa que busca fortalecer a cooperação internacional em áreas estratégicas como energias renováveis, biotecnologia, blockchain e TIC.
Desde então, a Anprotec tem trabalhado para identificar perfis de instituições brasileiras aptas a se conectar ao China-BRICS SIIP, consolidando uma agenda de internacionalização que, já no primeiro dia da missão, resultou na assinatura de 12 novas parcerias.
“A assinatura dessas Cartas de Intenções confirma o reconhecimento internacional da Anprotec, que há quase duas décadas realiza missões internacionais para conectar o Brasil às principais agendas globais de ciência, tecnologia e inovação. Hoje, consolidamos um trabalho que reforça a credibilidade da associação e amplia as oportunidades de cooperação para nossos associados”, afirmou Luís Gustavo Peles, consultor de projetos da Anprotec e líder das iniciativas de internacionalização da associação.
Continuidade da missão
Até o dia 19 de setembro, a delegação visitará instituições de referência em Xiamen e Pequim, incluindo a Base de Inovação do BRICS, além de participar da 42ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation), o principal encontro global de parques científicos e áreas de inovação, que começa na próxima semana, em Pequim.
As fotos de todos representantes durante as assinaturas estão disponíveis no Instagram e LinkedIn da Anprotec.