A Missão Internacional China 2025, promovida pela Anprotec em parceria com o Sebrae, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) através do Programa Diplomacia para a Inovação, está oficialmente confirmada. Com mais de 35 inscritos de 27 instituições diferentes, a delegação brasileira será formada por um grupo plural e representativo dos diversos segmentos do ecossistema nacional de inovação.
A missão, que ocorrerá entre 8 e 19 de setembro de 2025, contempla agendas estratégicas em Xiamen, um dos polos de inovação mais dinâmicos da China e sede da Base de Inovação dos BRICS, e em Pequim, com participação na 42ª Conferência Mundial da IASP (International Association of Science Parks and Areas of Innovation) – o principal fórum global sobre parques científicos e áreas de inovação.
“É com grande entusiasmo que confirmamos a realização da Missão Internacional China 2025. A forte adesão de instituições de diferentes regiões do Brasil mostra o quanto nosso ecossistema está pronto para se conectar com o mundo, aprender com experiências internacionais e construir pontes para o futuro. Será um momento de grande visibilidade, articulação e aprendizado para todos os participantes”, comemora Adriana Faria, presidente da Anprotec.
A missão conta também com apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), reforçando o alinhamento com as prioridades estratégicas do país em ciência, tecnologia e inovação.
“A missão à China será uma oportunidade de ouro para posicionar o Brasil em agendas de alto nível sobre inovação, internacionalização e desenvolvimento tecnológico. Nosso ecossistema tem muito a mostrar e a aprender, e a presença brasileira na IASP certamente fortalecerá conexões e parcerias com impacto direto na competitividade dos nossos ambientes de inovação”, destaca Luís Gustavo Peles, consultor de projetos e de internacionalização da Anprotec.
Com visitas técnicas, seminários, rodadas de relacionamento e participação na conferência internacional, a missão busca estimular a troca de experiências, o fortalecimento institucional dos ambientes de inovação e a formação de redes globais de colaboração.
A equipe da Anprotec segue agora com os preparativos logísticos e operacionais para garantir a melhor experiência aos participantes. Em breve, mais informações serão compartilhadas com os inscritos.