A Anprotec anuncia a participação de Sonia Palomo, Diretora de Transferência de Tecnologia e Relações Internacionais do Málaga TechPark, como uma das palestrantes internacionais da 35ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. O evento será realizado de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”.
Com uma trajetória de mais de 27 anos no parque tecnológico da cidade de Málaga, na Espanha, Sonia é reconhecida internacionalmente por sua atuação estratégica em projetos de cooperação internacional, transferência de tecnologia e fortalecimento de ecossistemas de inovação. Economista e antropóloga de formação, ela também é mestre em Gestão Integrada de Parques Científicos e Tecnológicos, com forte atuação no desenho e na coordenação de projetos europeus e internacionais.
O Málaga TechPark, do qual a palestrante faz parte, abriga quase 650 empresas, desde 1992, entre startups inovadoras, PMEs, multinacionais e instituições universitárias. As TICs representam cerca de 60% dos trabalhos desenvolvidos no parque, que também desenvolve na área de engenharia, indústria, saúde, energia e meio ambiente.
O parque, que abriga a sede da IASP, tem foco internacional e organiza missões comerciais para conexões com empresas estrangeiras. Além disso, contam com serviço de soft-landing para empresas internacionais que querem expandir seus negócios na Espanha.
Na Conferência Anprotec, Sonia participará da Plenária 02, no dia 14 de outubro à tarde, ao lado de nomes como Alberto Albahari (Universidade de Málaga) e Aldo Nelson Bona (Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná). A sessão tem como tema “Parques Científicos e Inovação Tecnológica: Convergência entre Ambientes e Transformações Globais”, e abordará a evolução dos parques como hubs estratégicos de articulação de políticas públicas, formação de talentos e promoção do progresso territorial. O painel discutirá ainda o papel dessas instituições na incorporação de tecnologias como inteligência artificial, 6G e Internet das Coisas, ampliando a conexão dos ecossistemas regionais às redes globais.
Sonia também integra a rede de especialistas da S3 CoP (Smart Specialisation Strategies Community of Practice), apoiando regiões europeias na implementação de estratégias de especialização inteligente.
Com a presença de Sonia Palomo, a Conferência reforça seu caráter internacional e seu compromisso com a articulação entre diferentes ecossistemas em busca de soluções inovadoras para desafios globais.
Saiba mais sobre a programação completa da Conferência Anprotec 2025 https://anprotec.org.br/conferencia2025/.