A Revista Locus Científico retoma as atividades após a sua última edição publicada em 2019. A parceria entre a Anprotec e a Sociedade Brasileira de Computação reativa os trabalhos editoriais da revista, assim como a seleção de artigos para publicação. A primeira edição da nova fase será lançada em dezembro de 2025 e reunirá os melhores artigos técnicos e relatos de boas práticas apresentados na 35ª Conferência Anprotec, que ocorrerá de 13 a 16 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).
A retomada da publicação traz algumas mudanças em relação ao que era utilizado até 2019. A Locus Científico terá duas edições ao ano e o trabalho conjunto com a SBC trará benefícios aos autores. Cada um dos artigos publicados terá um DOI (Digital Object Identifier), número de registro único e que possibilita o acesso de qualquer ferramenta na internet, e será indexado a plataformas como o Google Scholar.
“Cada edição da revista e cada artigo individual terão seu próprio DOI, garantindo um identificador único que facilita o acesso e a rastreabilidade em plataformas digitais. Isso aumenta significativamente a visibilidade dos artigos, pois eles podem ser encontrados e indexados individualmente em bases como o Google Scholar. Além disso, os leitores que buscarem a edição completa terão acesso ao volume consolidado, enquanto as estatísticas de acesso por artigo permitirão uma análise detalhada do impacto de cada publicação”, destacou José Viterbo Filho, Diretor de Publicações da SBC, sobre os benefícios do uso do DOI na divulgação científica.
Essas melhorias trazem mais visibilidade para a revista, mas também mais credibilidade para os autores. O DOI, por exemplo, por ser de fácil rastreamento, auxilia na avaliação de impacto da pesquisa e traz reconhecimento para o trabalho realizado.
“Nossa intenção é valorizar as publicações direcionadas aos ambientes de inovação. Por isso, buscamos oferecer aos nossos associados uma plataforma qualificada para disseminar seus trabalhos, agregando valor e credibilidade aos artigos produzidos. Esse esforço se inicia na chamada de trabalhos para a Conferência Anprotec, que tem crescido ano a ano, com um recorde de 200 submissões em 2025, refletindo o aumento do engajamento da comunidade e a expansão do acesso a oportunidades de inovação”, comentou Deolinda Lucianne Ferreira Garcia, Diretora Técnica da Anprotec, sobre o trabalho realizado na Revista Locus Científico.
A previsão de publicação da primeira edição é em dezembro com os melhores 20 artigos técnicos e 20 melhores relatos de boas práticas apresentados na Conferência Anprotec. Durante o evento de outubro também serão divulgadas mais informações sobre as próximas chamadas de trabalhos e edições da revista.
A parceria entre as instituições foi estruturada para promover iniciativas de fomento ao empreendedorismo acadêmico, publicação e disseminação do conhecimento e integrar a comunidade científica ao ecossistema de inovação.
Com foco na retomada da Locus Científico, a associação buscou a Sociedade Brasileira de Computação para oferecer e garantir melhores estruturas e plataformas atuais para a divulgação dos trabalhos científicos. A plataforma SOL será utilizada para submissão e avaliação dos trabalhos, além de hospedar as edições da revista.