Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, o programa lançou relatório que apresenta mais de 180 ações realizadas em 2024, com o objetivo de criar oportunidades para instituições do ecossistema brasileiro de inovação no exterior e destacar o potencial nacional na área.
O PDI tem como foco promover a imagem do Brasil como um país que produz conhecimento, produtos e serviços inovadores por meio da rede de Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) presentes em embaixadas e consulados brasileiros no exterior. Desde seu início, o programa estabeleceu três objetivos estratégicos: promover a imagem do Brasil como nação inovadora, fomentar conexões entre parceiros brasileiros e estrangeiros, e engajar agentes dos ecossistemas brasileiros de inovação em processos de internacionalização.
Panorama das atividades em 2024
Na análise de 2024, foram mapeadas 182 atividades do programa distribuídas globalmente. A Europa concentrou a maior parte das ações, com 71 atividades (39%), seguida pela Ásia com 49 (26%) e América do Norte com 34 (19%). A América Latina registrou 22 atividades (12%), enquanto Oceania e Oriente Médio representaram 1,5% e 1% do total, respectivamente.
As atividades multissetoriais continuam predominantes, representando 64,3% das realizadas. No entanto, esse percentual é menor que no ano anterior, refletindo o crescimento de áreas mais específicas, como Inteligência Artificial, que alcançou 5,5% das atividades. Outras áreas de destaque incluíram healthtechs, bioeconomia, agritech e energia.
Entre os formatos de atividade, os seminários foram os mais desenvolvidos, mas as missões também se destacaram significativamente. No total, as missões de pesquisadores e missões de startups somaram 24 ações realizadas.
“As missões realizadas pela Anprotec e apoiadas pelo Ministério das Relações Exteriores se fortalecem no PDI, que proporciona vínculos com as instituições dos países anfitriões e traz oportunidades aos profissionais brasileiros participantes. Essa parceria é enriquecedora para a Anprotec”, destaca Adriana Faria, presidente da Anprotec, sobre o trabalho das missões da associação junto ao MRE.
Perspectivas para 2025
Para este ano, entre os 55 postos diplomáticos, 263 atividades já foram aprovadas, sendo que 79% das propostas são desenvolvidas em colaboração com entidades parceiras. Nas atividades já aprovadas, destaca-se o crescimento das ações voltadas para Inteligência Artificial, que saltaram para 24,3%. Entre os tipos de atividade, predominou o mapeamento de ambientes promotores de inovação.
A seleção de propostas ocorre anualmente. Os postos do MRE interessados em participar do ciclo de atividades do PDI em 2026 poderão submeter suas propostas entre 30 de julho e 14 de setembro de 2025.
Acesso relatório de 2024, neste link.