A 35ª Conferência Anprotec, que acontece de 13 a 16 de outubro em Foz do Iguaçu (PR), confirma os dois primeiros nomes internacionais de sua programação: Salvatore Majorana (Itália) e Alberto Albahari (Espanha). Com diferentes trajetórias, ambos compartilham o compromisso com a valorização da ciência, o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e a conexão entre pesquisa e mercado — temas centrais da Conferência deste ano, que traz como mote “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”.
Alberto Albahari é professor da Universidade de Málaga, na Espanha, onde leciona Gestão e Gestão da Inovação. Suas pesquisas abordam políticas de inovação, ambientes intensivos em conhecimento e as relações entre universidade e indústria. É autor de estudos amplamente referenciados sobre parques científicos e tecnológicos, publicados em periódicos internacionais de alto impacto.
Na Conferência, Albahari será um dos convidados da plenária “Parques Científicos e Inovação Tecnológica: Convergência entre Ambientes e Transformações Globais”, que refletirá sobre o papel estratégico desses ambientes na articulação de políticas públicas, na formação de talentos e no desenvolvimento territorial. A discussão também abordará como os parques vêm incorporando tecnologias como inteligência artificial, 6G e internet das coisas, conectando ecossistemas regionais a redes globais.
Já Salvatore Majorana é diretor do Kilometro Rosso, distrito de inovação em Bérgamo, Itália, que é focado na colaboração entre pesquisa e indústria para criação de novos produtos e serviços. Com sólida atuação em transferência de tecnologia, Majorana é fundador dos fundos de investimento CYSERO, focado em cibersegurança e robótica, e Eureka!, voltado a tecnologias emergentes nas áreas de sustentabilidade, mobilidade, energia e bem-estar. É também vice-presidente da IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation.
Majorana participará da plenária “Ecossistemas colaborativos e a inovação global: cenários e desafios”, que discutirá o papel das redes internacionais e da inovação aberta no enfrentamento dos desafios contemporâneos.
As atividades que receberão estes palestrantes são apenas algumas que acontecerão na 35a Conferência Anprotec entre os dias 13 e 16 de outubro, confira a programação. As inscrições para o evento já estão abertas, inscreva-se.