Como parte da preparação para o Ciclo 2025 do Sebraetec Negócios Inovadores, a Anprotec e o Sebrae realizaram um workshop de capacitação voltado a profissionais das unidades estaduais do Sebrae. A atividade aconteceu na tarde do dia 22 de julho e teve como foco principal orientar os participantes sobre o processo de credenciamento de empresas e sobre o papel dos embaixadores no programa.
O treinamento teve como objetivo alinhar os fundamentos do projeto, revisitando sua estrutura e etapas. Os participantes também puderam conhecer cases práticos de algumas unidades e receberam orientações detalhadas sobre a atuação dos embaixadores nesta edição.
“Com o programa Sebraetec Negócios Inovadores, a proposta foi democratizar ainda mais o acesso ao desenvolvimento de negócios inovadores. Não apenas startups, mas também empresas de setores tradicionais que tenham um modelo de negócio inovador”, comentou Artur Carneiro, Coordenador do Sebrae Nacional.
O Sebraetec Negócios Inovadores é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Anprotec, que conecta empreendedores a incubadoras e aceleradoras de todo o país. O programa é estruturado em cinco eixos: mobilização e qualificação de mecanismos; prospecção e atração de empreendedores; acompanhamento e apoio aos atendimentos; monitoramento e avaliação de resultados; e desenvolvimento e operação do projeto.
“A Anprotec tem mais de 400 associados em todo o país, em especial esse programa lida com dois destes associados: incubadoras e aceleradoras. São grandes protagonistas do programa Sebraetec Negócios Inovadores, pelas condições de atuarem com grande propriedade como prestadores de serviços nas três fichas técnicas”, destacou Luís Gustavo, consultor de Gestor de Projetos da Anprotec, sobre o trabalho desenvolvido pela associação no programa.
Nesta edição, as incubadoras e aceleradoras terão um portal exclusivo para se conectar com os negócios inovadores de cada Sebrae e ter conhecimento dos editais abertos. O portal também será onde cada ambiente de inovação poderá realizar o credenciamento.
Os empreendedores também terão um portal onde poderão conhecer mais sobre cada ficha e identificar qual é a melhor para seu negócio. Caso o empreendedor queira entender o grau de maturidade de seu negócio, terá um formulário disponível para diagnóstico, indicando qual a melhor ficha para seu cenário.
Ao longo do segundo semestre, também será realizado um calendário de capacitações online com foco na mobilização de empreendedores. A programação contará com uma série de webinars conduzidos por especialistas de ambientes de inovação de todo o país, trazendo conteúdos estratégicos sobre temas como validação de ideias, gestão da inovação, acesso a investimentos e escalada de negócios.
Além disso, este ano o programa conta com o Comitê de Embaixadores, que tem o papel de mobilizar o engajamento de empreendedores, incubadoras, aceleradoras e Sebraes estaduais. Os embaixadores, que são voluntários, serão a ponte entre o Sebraetec NI e o ecossistema de inovação regional.
A seleção desses profissionais, que aconteceu em abril deste ano, recebeu mais de 110 inscrições. Os selecionados para o comitê também receberão capacitações para sua atuação no programa e nivelamento entre todos os participantes.
Os participantes também puderam conhecer mais sobre as três fichas técnicas de validação, operação e tração.
A primeira ficha, de validação, é voltada para empreendimentos em estágio inicial, que ainda não têm clientes e modelo de negócio consolidado. O programa auxiliará com orientação para melhoria do plano de negócio e desenvolvimento do protótipo, com prazo de 10 semanas e valor teto de R$ 10 mil.
A segunda ficha, de operação, é voltada para empreendedores que já estão iniciando no mercado. Com duração de 8 meses, o programa dará suporte para criação de um plano de desenvolvimento, apoio na captação de recursos e qualificação para gestão da inovação. O valor teto para esta etapa é de R$ 20 mil.
A ficha de tração e escalada no mercado é destinada aos empreendimentos que já têm modelo de negócio maduro, potencial de crescimento e produto inovador já comercializado. Essa etapa tem duração de quatro meses e valor máximo de R$ 30 mil. Os empreendedores receberão serviços de mentoria para desenvolvimento, promoção de acesso a crédito e investimentos, além de diagnóstico para traçar o plano de ação.