A Anprotec, em parceria com o Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS (VIRTUS-CC), deu início nesta quarta-feira, 10 de abril, à segunda fase do Projeto HA.IA Deep Techs – Hub de Aceleração para Incubadoras e Aceleradoras em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria.
A primeira atividade do programa foi realizada online e contou com a participação da diretora de Redes e Associados da Anprotec, Maíra Nobre. Com foco na capacitação de profissionais de incubadoras e aceleradoras associadas, o programa busca fortalecer o apoio a startups que atuam com tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e Biossensores, ampliando o impacto das inovações voltadas para o setor industrial.
“É um prazer para a Anprotec estar junto ao Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS nesse movimento tão importante para o país. Um número maior de empresas de base tecnológica transforma a economia e fortalece o desenvolvimento nacional”, destacou Maíra Nobre durante a abertura oficial do Programa HA.IA.
As inscrições para o HA.IA 2.0 ficaram abertas até 18 de março. Para participar, os ambientes de inovação deveriam estar adimplentes e com cadastro atualizado no InovaLink. Ao final do processo seletivo, foram escolhidos 16 ambientes de inovação de nove estados brasileiros (AM, PB, RN, CE, GO, SP, MG, ES e RS), representando todas as regiões do país.
No encontro inaugural, os participantes conheceram a agenda de atividades e tiveram um momento dedicado à integração e ao networking.
O HA.IA 2.0 terá duração de quatro meses e capacitará 31 profissionais indicados pelas incubadoras e aceleradoras selecionadas — até dois representantes por instituição. Os participantes receberão bolsas mensais de R$ 2.000,00 (para um indicado) ou R$ 1.000,00 por participante (no caso de duas indicações por ambiente). Durante todo o programa, terão acesso às instalações e ao ecossistema do VIRTUS-CC.
Como novidade desta edição, o programa passa a focar diretamente em deep techs, contando com a co-participação de 48 startups no programa Aceler.AI Deep Techs. Além disso, haverá maior alinhamento com os negócios em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria (PSII), ampliando o impacto e a aplicabilidade das competências desenvolvidas.
O Centro de Competência EMBRAPII VIRTUS está localizado em Campina Grande (PB) e integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com mais de 300 profissionais, o núcleo é especializado em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à indústria.
Focado no fortalecimento de competências em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria, o VIRTUS-CC é uma unidade EMBRAPII dedicada a conectar conhecimento técnico e demandas de mercado. A parceria com a Anprotec teve início em 2023, quando capacitou 146 profissionais de 49 ambientes de inovação, com resultados expressivos e reconhecimento do ecossistema nacional.