Foto: Divulgação TecnoPARQ/UFV
A cidade de Viçosa (MG) foi destacada como o segundo maior polo de agtechs do Brasil na 5ª edição do Radar AgTech, um dos principais estudos sobre o ecossistema de inovação agroalimentar no país. O levantamento é realizado pela Embrapa, Homo Ludens e SP Ventures.
Viçosa aparece ao lado de cidades como Jaboticabal (SP) e Lajeado (RS), em um ranking que considera a densidade de startups agro em todo o território nacional. Segundo o estudo, o Brasil conta atualmente com 1.972 agtechs distribuídas nas cinco regiões e atuantes em diferentes etapas da cadeia produtiva do agronegócio.
O bom desempenho de Viçosa é resultado direto da força de seu ecossistema acadêmico e inovador, impulsionado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV). A integração entre universidade, inovação e empreendedorismo tem sido decisiva para o crescimento do setor na região. No levantamento de 2024, Minas Gerais também se destaca como o segundo estado com maior número de ambientes de inovação, com destaque especial para Belo Horizonte e Viçosa.
O estudo reforça ainda o papel estratégico das agtechs frente aos desafios globais, como os propostos pela COP30 e pela Agenda 2030 da ONU. Startups voltadas ao agronegócio têm contribuído com soluções tecnológicas sustentáveis, promovendo maior eficiência produtiva e redução dos impactos ambientais.
Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV)
Vinculado à UFV, o tecnoPARQ tem papel central no fomento às agtechs locais, oferecendo infraestrutura, programas de incubação e aceleração, além de suporte em gestão, acesso ao mercado e conexão com investidores.
Para a diretora executiva do parque e presidente da Anprotec, Adriana Faria, o resultado do estudo comprova o impacto do apoio científico no avanço da inovação no campo. “O trabalho da UFV e do tecnoPARQ busca ampliar o conhecimento acadêmico no setor das agtechs e se conectar com o mercado. Esse resultado é a prova de que o apoio acadêmico e científico faz a diferença para que a inovação possa avançar e tornar cada vez mais eficiente este setor”, afirma.
A Universidade Federal de Viçosa, por sua vez, vem sendo reconhecida por seu protagonismo no incentivo ao empreendedorismo. Foi considerada a instituição federal de ensino superior mais empreendedora do país em 2023 e também em 2021, além de ser eleita a universidade mais empreendedora de Minas Gerais no mesmo ano. Esses reconhecimentos reforçam seu papel como agente indutor de inovação, especialmente no setor agropecuário e agroalimentar da região.