Na segunda-feira (21), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu o Livro Violeta, documento referente à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), em reunião realizada em Recife com o secretário-geral da CNCTI, o ex-ministro Sergio Machado Rezende (UFPE), o secretário-geral adjunto, Anderson Gomes (CGEE e UFPE), e a coordenadora da Subcomissão de Sistematização e Documentação, Francilene Garcia (SBPC).
O Livro Violeta foi escrito com a colaboração de 35 redatores e revisores e teve sua versão final revisada por Francilene Garcia, Alaor Chaves (UFMG) e Luiz Antônio Elias (INPI). A obra foi organizada em quatro partes e tem como contexto principal o tema da conferência: “CT&I para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. Também inclui capítulos específicos sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e o tema da Educação para a Ciência e Popularização da Ciência. Um texto específico destaca o papel da voz feminina na CT&I para a construção de um futuro equitativo.
Junto aos demais documentos já disponibilizados no site da 5ª CNCTI (5cncti.org.br), incluindo o Livro Lilás, que relata os trabalhos realizados nos três dias da Conferência Nacional (30 e 31 de julho e 1º de agosto de 2024), a publicação servirá de inspiração para a formulação de políticas públicas norteadoras da ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para os próximos anos.
O livro, em formato PDF, está disponível em:
https://ad5cncti.cgee.org.br/documents/165901/355373/livro-violeta_5CNCTI.pdf