A Conferência IASP Latam 2025 chegou ao fim nesta terça-feira (30/04), em Buenos Aires, com um forte apelo à integração regional e ao papel estratégico da inovação como vetor de desenvolvimento sustentável. Realizado no Parque de Innovación de Buenos Aires, o evento reuniu líderes do ecossistema latino-americano de inovação nos dias 29 e 30 de abril, promovido pela divisão latino-americana da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). Ao final do encontro, foi anunciado que a próxima edição será realizada em Havana, Cuba, em 2026, no Parque Científico da Universidade de Ciências da Informação (UCI).
Com o tema central “Inovação nas Cidades na Era da Inteligência Artificial”, a conferência discutiu como a IA está transformando as formas de viver, conectar e desenvolver as cidades, e quais caminhos os ecossistemas de inovação da América Latina devem seguir para se posicionar nesse cenário em rápida evolução.
A presidente da Anprotec e da divisão latino-americana da IASP, Adriana Faria, participou da abertura oficial e integrou as atividades do primeiro dia da conferência, incluindo o painel sobre Inovação Social. Em sua fala de abertura, ao lado da CEO da IASP, Ebba Lund, e do CEO do Parque de Innovación, Ezequiel Mesquita, Adriana destacou a importância de fortalecer pontes entre os países da região:
“A América Latina tem talento, criatividade e vocação empreendedora. Mas, para destravar todo esse potencial, precisamos pensar como um ecossistema conectado, e não como esforços isolados. A IASP Latam é um espaço para construirmos essa visão conjunta e colocarmos a inovação a serviço do desenvolvimento social, econômico e ambiental dos nossos territórios”, afirmou.
A programação contou com quatro grandes eixos temáticos — financiamento do ecossistema, inovação econômica, inovação urbana e inovação social — abordando desde o papel do capital público e privado no apoio às startups até a importância dos ambientes de inovação como pontes entre conhecimento e transformação real. O evento também destacou o uso de Living Labs e distritos de inovação urbana como ambientes para a testagem de soluções e integração entre startups, universidades e governos locais.
A Conferência também contou com a presença de diversos associados da Anprotec e com a participação ativa de Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, ex-presidente da Anprotec e atual membro da Diretoria Executiva da IASP. Audy tem sido uma referência na articulação internacional dos ambientes de inovação brasileiros e na construção de uma agenda comum para o setor na América Latina.
Entre os destaques dos debates, chamaram atenção as reflexões sobre:
No segundo dia, os participantes realizaram visitas técnicas a importantes instituições de inovação da capital argentina, como o Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), a sede do Mercado Livre, o edifício Cero + Infinito da Universidade de Buenos Aires, a Casa de Governo da Cidade de Buenos Aires e o próprio Parque de Innovación.
A participação da Anprotec na IASP Latam 2025 reafirma o compromisso da associação com a internacionalização dos ambientes de inovação brasileiros e com a construção de uma América Latina mais conectada, colaborativa e inovadora. Em um momento em que a Inteligência Artificial reconfigura cidades, mercados e relações, é fundamental posicionar os ecossistemas da região como protagonistas da transformação global.