Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. (Foto Divulgação CTI Renato Archer)
O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), deu um passo decisivo para o fortalecimento do ecossistema de inovação brasileiro com a inauguração das primeiras instalações de seu parque tecnológico em Campinas (SP), no dia 4 de abril. A nova estrutura marca o início das operações do CTI-Tec, primeiro parque tecnológico do Governo Federal na cidade reconhecida como a capital nacional da inovação.
Durante cerimônia conduzida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com a presença de autoridades políticas, acadêmicas e representantes do setor produtivo, o CTI reafirmou seu compromisso com a geração de conhecimento e a transferência de tecnologia, especialmente nas áreas de Saúde e Deep Tech.
O CTI-Tec nasce como um espaço estratégico para abrigar empresas de base tecnológica alinhadas às competências do centro de pesquisa, oferecendo uma infraestrutura moderna e compartilhada que inclui laboratórios avançados e convivência direta com pesquisadores experientes. A iniciativa tem gestão administrativa da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) e apoio financeiro da FINEP, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT).
Coordenador do Parque Tecnológico e Laboratórios Abertos do CTI Renato Archer, Fernando Ely. (Foto Divulgação CTI Renato Archer)
Como parte da implantação do parque, foi lançado o edital 004/2025, que abre seleção para o projeto piloto de incubação do CTI-Tec. A chamada é voltada a startups Deep Tech com soluções inovadoras em áreas como:
Serão disponibilizadas até oito vagas, sendo quatro para incubação (com espaço físico, coworking e possibilidade de montagem de laboratório) e quatro para pré-incubação (em coworking). As inscrições estão abertas de 24 de março a 24 de abril de 2025, por meio do site da Fundepag:
https://portal.fundepag.br/editais-administrativos
Inovação a serviço da sociedade
Para a diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano, o parque tecnológico representa um novo capítulo na missão institucional do centro: “A convivência entre empreendedores e cientistas permite transformar conhecimento de ponta em soluções concretas, com impacto direto na sociedade.”
O coordenador do CTI-Tec, Fernando Ely, destaca que o modelo adotado integra pesquisa e desenvolvimento com um ambiente de inovação vibrante: “Nosso foco é criar um ecossistema em que startups possam se desenvolver com o suporte de uma infraestrutura única no país, ao lado de pesquisadores altamente qualificados”.
Com o CTI-Tec, o MCTI amplia sua atuação no fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, criando um ambiente fértil para a geração de empregos qualificados, atração de investimentos e desenvolvimento de soluções que respondam aos desafios sociais e econômicos do Brasil.