Artigos e relatos de boas práticas serão selecionados para apresentação presencial durante a Conferência, publicação nos anais do evento e na nova Revista Locus. Destaques também farão parte das trilhas temáticas da programação do encontro.
A Conferência Anprotec 2025, que será realizada de 13 a 16 de outubro em Foz do Iguaçu (PR), abriu sua Chamada de Trabalhos para submissões de artigos inéditos e relatos de boas práticas. Com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”, a 35ª edição do evento reunirá representantes de parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, hubs, universidades, governos e empresas para debater os rumos dos ambientes de inovação no Brasil e no mundo.
Podem participar da chamada pesquisadores, profissionais e representantes de empresas e instituições de ciência e tecnologia. Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 23 de maio, em duas categorias: artigo inédito (até 4 mil palavras) e relato de boas práticas (até 2 mil palavras). Em ambos os casos, é obrigatório o envio de um vídeo de até cinco minutos com a apresentação do conteúdo por um dos autores.
“A cada edição temos observado um crescimento não apenas no número de submissões, mas também na qualidade técnica e na diversidade dos temas abordados. Esse avanço tem consolidado a Conferência Anprotec como uma das principais geradoras de conhecimento sobre os ambientes de inovação no Brasil”, afirma Adriana Faria, presidente da Anprotec.
Uma das principais novidades desta edição é a integração dos trabalhos mais bem avaliados à programação oficial da Conferência. Esses trabalhos serão apresentados em sessões orais dentro das trilhas temáticas do evento, o que garante maior visibilidade e conexão com os debates centrais da conferência. Além disso, até 46 trabalhos serão selecionados para exposição em painéis digitais no espaço do evento.
A seleção será realizada por um comitê científico coordenado pelo professor Rodrigo Quites Reis (UFPA), com base em critérios como originalidade, clareza, aderência temática e contribuição prática ou teórica para os ecossistemas de inovação. Os melhores trabalhos receberão certificados, crédito em cursos e eventos promovidos pela Anprotec, inscrição gratuita na Conferência 2026 e, no caso dos destaques, convite para publicação ampliada em uma edição especial do periódico Locus Científico.
Para a diretora técnica da Anprotec, Deolinda Garcia, ampliar a visibilidade dos trabalhos científicos e relatos de boas práticas é uma prioridade: “A Anprotec tem se dedicado a fortalecer cada vez mais a chamada de trabalhos. Um reflexo disso é a retomada da revista Locus e, neste ano, a inclusão dos trabalhos mais bem avaliados diretamente nas trilhas temáticas da conferência — uma novidade que reforça o destaque dado à produção qualificada dos nossos ecossistemas.”
“Convidamos todos os profissionais, pesquisadores e instituições que atuam com inovação a submeterem seus trabalhos. Esta é uma oportunidade única de compartilhar boas práticas, ideias transformadoras e soluções que impactam diretamente o futuro dos nossos territórios”, destaca Rodrigo Quites Reis, coordenador do Comitê Científico.
As trilhas temáticas da Conferência 2025 são: Ecossistemas Colaborativos; Conectividade Global e Internacionalização; Governança e Sustentabilidade Financeira; Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável; e Inteligência Artificial e o Futuro da Inovação.
Acesse a Chamada completa aqui.
A submissão deve ser realizada pela plataforma Easy Chair, acessível a partir de 23 de abril pela Chamada acima ou site oficial da conferência: www.conferenciaanprotec.com.br.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].