A Anprotec, responsável pela consultoria de gestão para a implementação do primeiro Hub de Inovação do Amapá, entregou na última segunda, 16, o 1º relatório do Estudo de Gestão e Governança do hub. O acordo entre a Anprotec e o Governo do Amapá foi firmado em outubro deste ano, marcando o início de um contrato que prevê a elaboração de diretrizes estratégicas para o novo ambiente de inovação.
O estudo visa subsidiar o gestor do Hub na estruturação, operação e gerenciamento do espaço, garantindo sua efetividade e alinhamento às melhores práticas do setor. A consultoria da Anprotec inclui a criação de modelos de gestão e governança ajustados às necessidades locais.
Carlos Alberto Costa, diretor de Administração e Finanças da Anprotec, esteve presente na entrega do relatório ao lado de Edivan Barros de Andrade, secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá, e Elvis Fusco, consultor de Inovação.
“A construção do Hub de Inovação do Amapá é um marco para a inovação na região Norte, ampliando as oportunidades de desenvolvimento local e nacional. Este é um passo estratégico para fortalecer o empreendedorismo e conectar o Amapá a outros ecossistemas de inovação no Brasil e no mundo. A Anprotec tem a honra de contribuir com um modelo de governança eficiente, que será a base para a sustentabilidade e o sucesso deste ambiente inovador”, afirmou Carlos Alberto Costa.
A parceria entre a Anprotec e o Estado do Amapá foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), que contratou a associação para desenvolver o primeiro Hub de Inovação do Estado. O contrato, com vigência de outubro de 2024 a abril de 2025, inclui consultoria especializada em gestão e governança.
Primeiro Hub de Inovação do Amapá
Com um investimento de R$ 6,5 milhões, o Macapá Hotel está sendo revitalizado desde 14 de outubro de 2024 para receber o primeiro Hub de Inovação do Estado. Localizado no Centro de Macapá e às margens do rio Amazonas, o prédio terá sua estrutura requalificada, preservando elementos originais da fachada colonial. Além de resgatar o patrimônio arquitetônico, a iniciativa busca fomentar o desenvolvimento regional por meio da inovação e do empreendedorismo.
Espaço para Startups e Desenvolvimento Local
O hub foi concebido para abrigar até 80 startups em diferentes estágios de maturidade. O espaço contará com coworking, laboratórios, salas de reunião, auditórios e ambientes para capacitações e eventos como pitch days, mentorias e ideações. A iniciativa busca conectar empresas e instituições de ciência e tecnologia, atrair empreendedores, impulsionar a economia local e fomentar novos negócios na região.
Com essa iniciativa, o Amapá entra no mapa dos ecossistemas de inovação brasileiros, destacando-se como uma nova fronteira para o empreendedorismo e a tecnologia na região Norte. A Anprotec reforça sua missão de apoiar ambientes de inovação que transformam territórios e cidades, contribuindo para um futuro mais inovador e conectado.