Maíra Nobre, Diretora de Redes e Associados da Anprotec e Coordenadora da Incubadora de Empresas do Instituto Federal do Ceará (IFCE), representou ambas as instituições no REDITEC 2024 – Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Caldas Novas, Goiás. Participando da mesa “Ensino, Pesquisa e Extensão e a articulação com a Inovação”, Maíra destacou a importância estratégica dos Institutos Federais no fortalecimento dos ecossistemas de inovação em diversos territórios do país e o papel fundamental das incubadoras para promover a inovação nos territórios.
“As Incubadoras, Empresas Juniores, NITs, Polos de Inovação, Lab Makers e outros arranjos nos Institutos Federais têm um papel fundamental na consolidação dos ecossistemas de inovação, especialmente em articulação com a quíntupla hélice, que integra academia, setor produtivo, governo, sociedade e meio ambiente. Esses arranjos são fundamentais na transformação de conhecimento em produtos e serviços úteis ao mercado e sociedade, favorecendo também o crescimento de empresas de base tecnológica. Essa articulação fortalece o potencial dos territórios e amplia o impacto social e econômico da inovação local”, afirmou Maíra.
Maíra ressaltou, ainda, que o fortalecimento da parceria entre a Anprotec e os Institutos Federais é essencial para que esse papel se amplie e se torne ainda mais estratégico. “Para que esse papel se amplie e se torne cada vez mais estratégico, é essencial fortalecer a parceria entre a Anprotec e os Institutos Federais. Por isso, estamos muito animados em anunciar que a Conferência Anprotec deste ano terá um painel exclusivo dedicado a discutir justamente essa colaboração. Será uma oportunidade valiosa para explorarmos iniciativas e fortalecer ainda mais essa rede de inovação, que é tão necessária para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos nossos territórios”, acrescentou.
O painel também contou com a presença de Marcela Ferreira, Coordenadora-geral de Incentivo à Cooperação e à Inovação na Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC, e Fernando de Nielander Ribeiro, Gerente substituto do Departamento Regional do Centro-Oeste da FINEP, com mediação do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Júlio Xandro Heck. Juntos, os participantes exploraram a importância da inovação transversal e colaborativa no contexto dos Institutos Federais.
A Anprotec agradece ao CONIF, ao Instituto Federal de Goiás (IFG) e à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE pelo convite para contribuir com essa discussão tão relevante para o avanço da inovação no Brasil.